segunda-feira, 29 de junho de 2020

A RESPONSABILIDADE DO HOMEM PERANTE DEUS (9 de 10)



“Passava Jesus por cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. E alguém olhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lucas 13:22-24)
O PERIGO POR NEGLIGENCIAR A OPORTUNIDADE: “muitos procurarão entrar e não poderão”
        O que realmente significa “esforçai-vos”? Podemos perceber com facilidade que nenhum homem em seu estado natural há de querer esforçar-se para entrar pela porta. Por natureza o homem não se dispõe para isso, porquanto, em sua cegueira ele nada vê de qualquer perigo. Ele luta contra os perigos daqui e se protege ao máximo contra doenças, ladrões e contra a morte física, mas não ergue um dedo sequer para escapar dos perigos do juízo eterno e da ira de Deus. Quando há esforço para entrar pela porta estreita, conforme a ordem do Senhor é porque algo novo ocorre em seu coração; sem dúvida o Espírito de Deus operou viva fé em seu ser, abrindo sua visão e audição espiritual. A fé que vem de Deus é o sinal claro que um novo homem tomou o lugar do homem natural, que houve um milagre e que agora as intenções são eternas e a pessoa pode ver o que jamais havia presenciado antes. Além disso, a fé verdadeira supera todos os obstáculos para alcançar aquilo que traz segurança eterna: “Ó minha alma, sem demora ergue-te para entoar os louvores do teu Cristo e Seu nome celebrar!”. As atividades da fé são extraordinárias, porque ela sobe às alturas a fim de conquistar Deus; o olhar do que crê mira o trono de misericórdia e humilhado exclama: “Quem me poderá salvar?”
        É meu intuito agora entrar no terceiro e último assunto que envolve esse tema. Ora, o texto nos chama a cumprir essa missão: “muitos procurarão entrar e não poderão”. Normalmente os homens naturais só são despertados para os perigos que envolvem sua alma quando é tarde demais. Muitos até mesmo são ousados em desafiar a morte e o inferno, como faziam os líderes de Jerusalém (Isaías 28). Eis o desempenho de loucura dos homens no pecado, pois acreditam que são espertos e capazes de desafiar poderosos e até mesmo Deus. Muitos até mesmo se veem capazes de fazer planejamento de uma suposta conversão perto da morte, crendo que a decisão é deles e não de Deus. Se tomarmos o primeiro capítulo de Provérbios vemos que Deus simplesmente chega para danificar os planos arrogantes. Ele diz ali que quando sobrevier o desespero, como a chegada de uma tempestade, eis que clamarão, porém não serão ouvidos.
        O que acontece é que quando satanás se coloca como o deus deste século, então ele ilude os homens religiosamente, de tal maneira que milhares pensam que estão procurando Deus, quando na realidade estão buscando seus interesses por meio de superstições. Tenho examinado muitos que hoje correm em busca de bons sentimentos e muita sorte na vida, têm achado num suposto jesus criado pelo evangelho da nova era. Muitos nem mesmo sabem da vida eterna estão se sentindo bem. Preguei numa igreja onde o ambiente era de muito louvor e bons sentimentos de amor, mas a verdade é que nada havia ali preparado para ouvir o chamado ao arrependimento. É triste, mas é pura verdade que o evangelho foi tirado e em seu lugar outro sistema foi inventado para admitir o maior número de pessoas. Nem preciso dizer quanta urgência há pela necessidade de um avivamento em nossos dias, pois tudo está sendo encaminhado pela loucura religiosa promovida pelo ecumenismo.
        Mas a verdade continua e o apelo vem para que homens e mulheres se arrependam e corram para a porta estreita, à busca de socorro e livramento. Não há como escapar da ira de Deus, a não se que pecadores busquem agora mesmo o grande o glorioso Mediador – Cristo Jesus Homem.

Nenhum comentário: