quinta-feira, 4 de junho de 2020

A RESPONSABILIDADE DO HOMEM PERANTE (3)



“Passava Jesus por cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. E alguém olhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lucas 13:22-24)
A CEGUEIRA DO PECADO IMPEDE QUE VEJAMOS NOSSA RESPONSABILIDADE (verso 23)
        Estou tratando ainda sobre o fato que a cegueira do pecado impede que o homem veja a sua responsabilidade e ouso adicionar o fato que o sentimento de bem estar neste mundo faz isso. O sistema mundo funciona como o oceano do pecado e os homens sentem bem respirando esse perigoso oxigênio. O mundo oferece um ambiente mui agradável, porque onde habita o pecado não pode habitar nada mais além daquilo que trata desta vida. Se os homens querem saber de justiça, eles meditarão na justiça terrena; na bondade, no amor, na família, na religião, na divindade, no progresso, etc., mas tudo será visto deste ponto de vista terreno passageiro. Se quiser entender isso melhor examine o livro de Eclesiastes, pois ali tudo é visto no fundo desse oceano de aparente paz – o mundo. Note bem que não estou falando da terra, da criação, tudo o que veio da fascinante e perfeita criação de Deus. Refiro ao mundo organizado (cosmos); refiro-me a este sistema bem preparado para nossa entrada pelo nascimento e saída pela morte. Nosso Senhor com Sua maestria em nos ensinar, passa as verdades a nós a respeito deste sistema enganador onde o povo Dele
        Deus afirma que essa atitude dos mundanos é loucura. Vemos essas advertências em toda bíblia. No Velho Testamento, através dos Seus profetas o Senhor fala a todos os homens, até mesmo adverte as nações daquele tempo; fala também aos judeus, especialmente porque foi o povo com quem Deus fez aliança. Notamos isso no Novo Testamento, nas palavras de Jesus, de João Batista e dos apóstolos, pois tudo estava envolvendo os homens com suas responsabilidades diante de Deus. Foi exatamente isso que nosso Senhor passou para aquele homem no texto de Lucas 13, e usando o assunto para expor os perigos que virão, caso os homens agora não se arrependam. Também é certo que as coisas deste mundo servem de perigosa armadilha, tirando os homens da responsabilidade que cada um tem. O amor ao dinheiro é o laço mais eficaz usado no mundo para prender milhares. Aqui no Brasil temos visto os efeitos desastrosos da corrupção que alastrou em todas as áreas que envolvem a sociedade. O desejo por ter dinheiro e mais dinheiro, com ganho desonesto tem tomado o coração dos políticos e suas manobras têm enfeitiçado suas mentes, de tal maneira que eles não pensam nas consequências aqui e na eternidade.
        Também, as nossas concepções teológicas não removem a responsabilidade dos homens. Eu mesmo creio de todo meu coração nas doutrinas da graça e essas puras doutrinas para mim constituem o verdadeiro evangelho. Já presenciei e li muito acerca da responsabilidade do homem, e os resultados sempre foram que Deus espera que o homem tome uma decisão para Deus. Mas a bíblia em nada nos ensina isso. A responsabilidade do homem consiste em saber da verdade de Deus e se humilhar perante essas verdades. Todos os homens e mulheres no mundo devem saber que são responsáveis; todos devem saber que são culpados. O fato que são mortos no pecado e que nada podem fazer por si mesmo para salvar já é motivo suficiente para que eles entrem em desespero e busquem socorro. Todos devem saber que vão ter que enfrentar o horroroso e inescapável juízo de Deus. O evangelho puxa a lei consigo para primeiramente perfurar os corações endurecidos e fazer com que toda boca esteja fechada diante de Deus.

Nenhum comentário: