terça-feira, 9 de junho de 2020

A RESPONSABILIDADE DO HOMEM PERANTE DEUS (5)



“Passava Jesus por cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. E alguém olhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lucas 13:22-24)
A NOSSA RESPONSABILIDADE PERANTE DEUS. “Esforçai-vos...”      
        O termo “esforçai-vos” não indica que Deus está ordenando que os homens usem o livre-arbítrio? Aparentemente sim, mas quando olhamos friamente, à luz da verdade revelada, vemos que Deus está tratando com o homem natural, conforme eles são diretamente responsáveis diante Dele. A mensagem do evangelho primeiramente lida com o orgulho inerente do homem; quer mostrar o quanto ele é realmente culpado em não dar a Deus a glória que Lhe é devida; o quanto ele, tendo tudo ao seu dispor, ainda assim atribui a glória à criatura, em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Deus está cercando o homem e dizendo que eles não vão escapar, em tudo Ele está mostrando que a única esperança está em que eles se humilhem. Foi assim com o rei Acabe, quando ouviu a sentença de juízo sobre sua descendência por boca de Elias (1 Reis 21).
        Sigamos o raciocínio bíblico, para que não sejamos tomados pelo engano. Se quisermos entender o livre-arbítrio do homem, ao lidar com o homem natural em sua responsabilidade, neste caso Deus está como que dizendo: “Tome agora a decisão, use sua volição para se humilhar, porque você verá que não pode correr para mim”. Na realidade Deus está mostrando o perigo que cerca o homem nesta vida; que para todo lado ele está cercado e não pode escapar. No caso de Acabe, o período de humilhação dele não mudou seu coração. Mudança do coração é tarefa da graça de Deus e não do livre-arbítrio do homem. O livre-arbítrio do homem o fará sempre fugir de Deus, como um peixe foge do lado de fora da agua. A queda do homem no pecado, sua condição de caído, morto em seus delitos, condenado ao inferno, debaixo da ira de Deus e em condição de escravo, essas verdades não são levadas em conta quando Deus o chama a ver sua responsabilidade. Essas verdades são mostradas pela graça e somente os que foram salvos podem vê-las.
        Para um maior esclarecimento, notemos bem como o Senhor Jesus em Mateus 11 lança Seus “ais” amaldiçoantes sobre as cidades de Betsaida, Corazim e Cafarnaum. Ele não faz apelo ao povo ali para tomar decisão para a salvação deles. Ele mostra como foi que a misericórdia de Deus cercou aquele povo e eles viram e ouviram coisas que outros povos que morreram jamais puderam ouvir. Então, de repente, no verso 25 o Senhor passa a conversar com o Pai, mostrando que o assunto da graça salvadora e dos juízos santos são mistérios que envolvem apenas a divindade e que o Filho revela apenas aos que Ele quiser revelar. A criação perfeita está cercada de sabedoria, como nos ensina Provérbios 8, por isso Deus chama todos os homens, não importa se são religiosos, pobres, ricos, cultos ou ignorantes, todos são chamados  a entender que são responsáveis e que o juízo é justo.
        Outro detalhe de grandíssima importância é que, mesmo que não houvesse a revelação especial – a bíblia, mesmo assim toda criação, com voz inaudível, mas com os pregadores chamados de sabedoria, justiça e poder, eles sabem sim que são responsáveis e que realmente merecem o castigo eterno que virá. As palavras da bíblia aparecem apenas para documentar a miséria deles; é para que toda língua se cale e toda boca confesse a glória de Deus, queira ou não queira. Olhando do ponto de vista natural, o livre-arbítrio do homem é chamado a cair e não a subir, porque o homem pode cair, mas não subir. Foi exatamente isso o que nosso Senhor mostrou aos moradores de Cafarnaum, Betsaida e Corazim: “Subirás ao céu? Serás abatida até ao inferno”.

Nenhum comentário: