terça-feira, 9 de junho de 2020

O PODER ATROZ DA MORTE (3)


                     
“Todo aquele que o Pai me dá esse virá a mim e o que vem a mim de modo nenhum o lançarei fora”    JOÃO 6:44
        O PODER ATERRORIZANTE DA PRIMEIRA MORTE: ”Ninguém pode vir a mim... se o pai que me enviou não o trouxer...”
        É minha tarefa mostrar agora como foi que o pecado trouxe o aterrorizante poder da morte, porque as palavras: “Ninguém pode vir a mim...” expõe essa situação. Veja bem que o texto esclarece o real poder da morte. Nós sempre achamos que foi algo simples; que a morte é mostra sua força apenas no aspecto físico, no sofrimento, nas dores e outros tormentos experimentados nesta vida. Mas a bíblia vai muito mais profundo no assunto O resultado do pecado é sempre a morte, mas o que é mais trágico é que ela é explicada com seu real significado pelo fato que o homem caído não pode ir a Cristo: “Ninguém pode vir a mim...” Se não pode ir ao Filho é porque está morto.
        A definição mais comum acerca da morte e que ela mantem o pecador distante de Deus. Mas vejo o quanto essa definição é realmente vaga e posso mostrar isso no aspecto físico da morte. Quando eu morrer minha existência aqui findará, meu relacionamento com minha esposa não mais existirá; meus compromissos terrenos acabarão e ninguém mais me procurará para um conselho, ou mesmo amizade, etc. Creio que no tocante ao aspecto da morte física, morte significa que fisicamente deixei de existir para esta vida terrena. Na questão espiritual será que é diferente? A morte espiritual me mantém meramente longe de Deus de Deus, ou cancelou minha existência espiritual para Deus? Quando alguém possui vida espiritual é porque ele existe para Deus, pertence a Deus e voará para o céu após sua morte física. Mas sem a vida espiritual, ela simplesmente não existe para Deus. Existe como alma, como um ser que caiu, que desobedeceu e que prestará contas no juízo, a fim de ser lançada no castigo eterno.
        Minha esperança é que minha explicação seja realmente entendida. Morte é cessação de existência naquele aspecto no qual a pessoa morreu. Meus pais morreram e mesmo que eu vá na Bahia, busque a casa onde eles moraram, chame por eles, eles não me ouvirão, porque não existem mais. Esta existência terrena acaba com a morte. Lá no céu eu não me unirei mais com minha esposa e meus filhos não me terão mais como sendo pai deles. Assim é a morte espiritual. A morte espiritual não está dizendo que a pessoa está distante de Deus, ela simplesmente espiritualmente não existe; quando chegar o juízo muitos vão dizer que andaram com Deus, que falaram dele e que até mesmo fizeram milagres no nome do Senhor, mas o que o Senhor irá dizer? “Nunca vos conheci”. Esse é o sentido de morte.
        Digo mais que a única maneira de cancelar o poder da morte é se houver milagre. Para ter Lázaro de volta precisou do portentoso milagre do Senhor, quando chamou um morto da tumulo para a vida. Se não for isso, morte causa assombração. Ouvi de um acontecimento numa cidade aqui perto, quando um moço que tinha morrido apareceu para alguns; foi ao bar onde frequentava, visitou sua mãe, e depois desapareceu. Quando deram conta do que acontecera, eis que a população entre num estado de assombração. Se foi verdade ou não, isso apenas explica o quanto a morte realmente significa “cessação de existência”. Tudo isso explica o que o nosso Senhor quer dizer no texto de João 6:44: “Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer”. Por que? Porque está lidando com defuntos espirituais.
Obs. Nas duas páginas iniciais lidei com o verso 37 de João 6, mas foi engano de minha parte. Na realidade organizei o esboço no texto de João 6:44. Desculpe meu engano, apesar que aquele texto também pode explicar o mesmo assunto.

Nenhum comentário: