quarta-feira, 4 de maio de 2011

A plena suficiência da Palavra de Deus (15)

Não é a minha Palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?” (Jeremias 23:29).

PODER DESTRUIDOR:

         Prezado leitor, todas as nossas tentativas para mudar o homem; todo nosso esforço próprio em fazer funcionar uma vida cristã mais forte e saudável, tudo isso escoa como água jogada numa terra seca. Ninguém pode aproximar-se de Deus sem um quebrantamento feito pela verdade revelada; ninguém chegará a Cristo sem que as portas de bronze e as trancas de ferro do coração não tenham sido arrebentadas pela força da Palavra. Paulo sabia disso, por isso pediu à igreja de Tessalônica que orasse em favor dele, para que por meio dele a Palavra de Deus fosse glorificada (2 Tessalonicenses 3:1). O Espírito de Deus utiliza Sua Palavra por meio de homens cheios Dele.
         Amigo leitor, os mais obstinados corações foram quebrados pelo poder dinamitador da Palavra. Ninguém se torna crente em Cristo sem esse quebrantamento feito pela força da verdade. Ninguém pode ir a Cristo sem que o coração petrificado não esteja cheio do temor devido a Ele. Não existem homens melhores do outros para Deus, porque todos são iguais. Paulo diz em Filipenses que religiosamente não havia alguém semelhante a ele, mas seu coração era feito de pedra, por isso odiava e blasfemava do Nome do Senhor. O ladrão na cruz estava associado ao seu colega em zombar de Cristo na cruz, até que foi visitado pelo poder de Deus e imediatamente foi transformado. Seu coração petrificado pelo pecado foi mudado num novo coração que invocou o Nome do Senhor para ser salvo.
         Prezado amigo, que tal verdade chegue para humilhar nosso ser, a fim de que conheçamos que o poder de salvar pertence tão somente a Deus. Normalmente quando o evangelho da glória de Cristo é pregado há uma reação de revolta. O orgulhoso coração humano, tão deificado pelo pecado, não suporta e rejeita a glória de Cristo; odeia saber que Ele é rei e que o homem deve subordinar-se como súdito. Não agüenta ouvir que Cristo é Senhor e que o homem deve curvar-se como humilhante servo. Não tolera saber que Cristo é o único Nome exaltado acima de todo nome; que Ele foi ressuscitado e exaltado pelo Pai. Essas verdades tão gloriosas, tão preciosas são aterrorizantes para corações que servem ao pecado. Por isso é Deus quem quebranta, humilha e atrai o pecador: “Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia” (Romanos 9:16).
         Amigo leitor, como essa verdade é tão esclarecedora! Enquanto o coração do homem não for transformado pelo poder absoluto dessa verdade escrita e revelada a nós, não há possibilidade de alguém ser crente. Enquanto o coração empedernido e revoltado contra Deus não for transformado num novo coração, a vida continuará em plena manifestação de rebelião contra o reino de Deus, mesmo dentro de uma igreja, mesmo carregando o bom nome de cristão. O velho homem em Adão tem que morrer; precisa conhecer o poder da cruz de Cristo, porquanto é dali que começa o novo homem. Do contrário jamais conhecerá o poder diário na vida que luta pelo Espírito para mortificar o pecado diariamente (Romanos 8:13).
         Amigo leitor, que essa misericórdia do Alto venha cobrir sua vida neste momento enquanto você estiver lendo essa breve meditação. O povo chamado evangélico em nossos dias desconhece o real significado do temor ao Senhor. O mesmo Deus que utiliza Sua Palavra para quebrantar corações e atraí-los para Si é o Deus que também endurece corações. Incrível! Lembra de Faraó? Deus permitiu que seu coração endurecesse várias vezes, até que o próprio Senhor chegou para endurecer. Quão trágica é essa verdade! Quão perigoso é para um homem quando Deus chega e endurece seu coração! Portanto amigo, não brinque com Deus! Não fique achando que você é soberano em suas decisões! Que há possibilidade de manipular Deus. Ele é o Deus que se inclina para o homem humilhado (Isaías 66:1). Arrependa agora e caia aos pés do maravilhoso Salvador!     

Nenhum comentário: