quarta-feira, 18 de maio de 2011

As aflições da alma (7) - descobrindo as aflições "...no meu leito..."

“...no meu leito, busquei o amado de minha alma, busquei-o e não o achei. Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade, pelas ruas e pelas praças; buscarei o amado de minha alma. Busquei-o e não o achei. Encontraram-me os guardas que rondavam pela cidade. Então lhes perguntei: Vistes o amado da minha alma? Mal os deixei, encontrei logo o amado da minha alma; agarrei-me a ele e não o deixei ir embora, até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu” (Cantares 3:1-4).

DESCOBRINDO AS AFLIÇÕES: “...no meu leito...” (continuação)

         Amigo leitor, os homens no pecado não podem perceber o que significa a escuridão deste mundo, até que Deus venha em Sua misericórdia e abra seus olhos espirituais. A Bíblia está cheia de ilustrações que explicam tal verdade. O cap. 4 de Gênesis fala da vida de Abel. Seu nome significa “vaidade”. Nota-se como Abel procurou conhecer a verdade de como voltar para Deus tão logo descobrira com tristeza que foi atirado com seus pais para fora do paraíso devido a queda no pecado. Por quanto tempo Abel viveu aprisionado à ilusão das iniqüidades à semelhança do seu irmão Caim, realmente não sabemos. Mas o que importa é que o Senhor teve misericórdia daquele moço e mostrou-lhe o caminho certo e seguro para sua salvação.
         Quando ofereceu sacrifício de sangue Abel estava confessando sua culpa e a necessidade que ele tinha de um substituto que ocupasse o seu lugar. Naquele momento a fé que fora implantada em seu peito pelo Espírito de Deus vislumbrou o Salvador que um dia viria para ocupar o lugar dos perdidos. É bem provável que seus pais explicaram-lhe tudo sobre a queda no Éden e a promessa da semente que viria para esmagar a cabeça da serpente (Gênesis 3:15). Com os olhos da alma abertos aquele moço percebeu a solidão de sua alma e passou a procurar seu Amado Salvador, então com simplicidade e confiança confiou plenamente no sangue do Cordeiro para sua remissão, para a sua segurança de entrar no paraíso celestial.
         Amigo leitor, o Deus de toda misericórdia tem revelado a verdade da condição tão triste dos perdidos. Não há neste mundo quem possa abrir os olhos espirituais da alma, elas estão perdidas; elas tranquilamente dormem o sono letal e não percebem que estão sendo encaminhadas para a destruição eterna. Estão aprisionadas em densas trevas, contemplando alguns fachos de luz que satanás põe neste mundo. Elas se alegram apenas naquilo que agrada a carne e ficam deslumbradas com os encantos mundanos postos perante seus olhos. Alegram na espera de um mundo melhor, de uma glória passageira. Seus inimigos são transformados em deuses perante seus olhos, e até mesmo a morte chega dando-lhes certeza de um descanso. Enquanto a alma dorme, nada percebe quanto ao seu desamparo; não vê necessidade do Amado, Cristo é rejeitado abruptamente. A mensagem não é aceita; a formosura e a glória do Rei não chegam ao coração. Toda verdade é rejeitada e vista como fantasia religiosa. A alma no pecado despreza o favo de mel; rejeita o prato de hortaliça porque tem o boi cevado na mesa mundana.
         Amigo leitor, diante dessa verdade, conheçamos o Deus de toda graça! O Deus de toda misericórdia chega para abrir os olhos do cego; desperta aquele que agora dorme o gostoso sono do pecado; chama da morte para a vida aquele que está sob a penalidade eterna! A mensagem do evangelho chega para brilhar neste mundo, descobrir as farsas de satanás e chamar os pecadores ao arrependimento! Ó alma, acorde agora! Ó alma, as maldições da lei chegam agora para provocar dores nessa sua insensível consciência! Ó alma, desperte agora, veja o maravilhoso Senhor, amigo incomparável! Ele é o grande conquistador dos perdidos! Ele é o triunfante Senhor, que na cruz derrotou todo inimigo e é o único que pode quebrar as prisões do pecado e arrancar as almas da triste condição na qual estão!

Nenhum comentário: