sexta-feira, 20 de maio de 2011

As aflições da alma (9) - descobrindo as aflições "...no meu leito..." (continuação)

“...no meu leito, busquei o amado de minha alma, busquei-o e não o achei. Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade, pelas ruas e pelas praças; buscarei o amado de minha alma. Busquei-o e não o achei. Encontraram-me os guardas que rondavam pela cidade. Então lhes perguntei: Vistes o amado da minha alma? Mal os deixei, encontrei logo o amado da minha alma; agarrei-me a ele e não o deixei ir embora, até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu” (Cantares 3:1-4).

DESCOBRINDO AS AFLIÇÕES DE UMA ALMA: “...no meu leito...”

         Caro leitor, a mensagem do evangelho proclama que o Filho de Deus veio ao mundo a fim de buscar e salvar perdidos. Seu maravilhoso ministério neste mundo é salvar pecadores e o transcorrer da história humana, desde a queda conta a grande demonstração da maravilhosa graça de Deus chamando pecadores ao arrependimento. A mulher de Cantares 3 descobre que está encurralada pelas trevas, o pavor chega e ela aterrorizada busca o Amado de sua alma. Eis aí a verdade de uma alma bem-aventurada; ela descobre que está sozinha, que não pode viver assim e busca a companhia de alguém que lhe ama, que lhe protege e que há de lhe guiar.
         O que a Palavra de Deus ensina sobre essa grande descoberta? Não tem uma notícia mais maravilhosa do que essa! Notemos bem o que Davi diz no Salmo 32:1,2: “Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado aquele o homem a quem o Senhor não atribui iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo”. O que a bíblia está ensinando? Ela afirma que o homem extraordinariamente feliz, não é aquele que tem prosperidade financeira; não é aquele que neste mundo possui tudo aquilo que o homem tanto ambiciona ter; não é aquele que tanto o evangelho da prosperidade apresenta em nossos dias. O homem feliz é aquele que é visitado pela misericórdia de Deus; que é abraçado pela compaixão de Deus, para conceder-lhe perdão dos seus pecados e completa purificação.
         Amigo leitor, que seu coração esteja aberto para ouvir a respeito da velha história do amor de Deus! De como Ele marca um encontro de amor com o pecador que Ele almeja salvar! Como sempre foi Ele que procurou Seus eleitos até encontrá-los! Maravilhosa benção é para a alma, quando Deus abre-lhe os olhos e permite que ela veja suas aflições! Quando o homem descobre a solidão no íntimo, quando o medo lhe sobrevém por se sentir inseguro, desamparado, e acorrentado nas trevas deste mundo tão incerto, não há dúvidas que é uma alma visitada por Deus! Não é a alma que vai ao encontro do Salvador; é a graça irresistível que puxa a alma em direção ao Amado!
         Não foi assim com Zaqueu? As riquezas e prazeres foram perdendo seu valor quando aquele homem descobrira o quanto sua alma estava na solidão, sem Deus, sem perdão e sem salvação! Para que os lucros passageiros? Para que o conforto mundano e carnal? Ele em nada era um homem feliz, por isso queria conhecer o amor de Deus e ter certeza de ser amado, perdoado e plenamente aceito. Zaqueu não sabia que era a graça que lhe atraía aos braços do Salvador! Ele não sabia que Deus havia marcado um encontro com Ele ali em Jericó (Lucas 19:1-10).
         Eu nas trevas vagueava sem a luz da retidão
         A minha alma estava morta e eu sem fé no coração!
         A mensagem do evangelho proclama a tão grande salvação! Cristo amou perdidos pecadores! Cristo veio arrancar pecadores das prisões do pecado e levá-los salvos para Sua glória eterna! É Ele o Amado da alma! Querido leitor, sua alma está nessa condição tão triste? Correndo de um lugar para outro buscando a verdade? O Salvador está agora perto!

Nenhum comentário: