terça-feira, 24 de maio de 2011

As aflições da alma (11) - descobrindo as afliçoes "...no meu leito..."

“...no meu leito, busquei o amado de minha alma, busquei-o e não o achei. Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade, pelas ruas e pelas praças; buscarei o amado de minha alma. Busquei-o e não o achei. Encontraram-me os guardas que rondavam pela cidade. Então lhes perguntei: Vistes o amado da minha alma? Mal os deixei, encontrei logo o amado da minha alma; agarrei-me a ele e não o deixei ir embora, até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu” (Cantares 3:1-4).

DESCOBRINDO AS AFLIÇÕES “...no meu leito...” (continuação)

         Prezado leitor, minha esperança é que você enxergue as maravilhas do evangelho nesse texto, porque não há uma riqueza maior para os pecadores do que o encontro de suas almas com aquele que é o Salvador bendito. Não há perigo maior para os homens do que passar suas vidas aqui aprisionadas nas trevas, levado pela falsa paz deste mundo. Muito mais agora, este mundo está muito bem enfeitado pelas lisonjas religiosas; ocupado com o culto dos prazeres e muito bem servido de falsos mestres, homens perigosos que parecem ser piedosos por fora, mas por dentro são aqueles que Cristo chama de lobos devoradores (Mateus 7:15).
         Mas a mensagem do evangelho vem proclamar a verdade; aparece para revelar a triste condição do homem, vagueando nas trevas, apalpando o mal e nada vendo dos perigos eternais que rondam suas almas. O evangelho brilha a verdade de um mundo cujo líder é cruel, homicida e mentiroso (João 10:10). O evangelho anuncia a verdade que retira toda fachada, que rasga o véu da mentira e que publica o fato que o viver no pecado é pisar em solo perigoso; é beber dia a dia o cálice da terrível Ira que paira sobre as cabeças de homens e mulheres culpados.
         O evangelho aparece não para fazer o homem sentir-se bem, porque justamente retira tudo o que é paliativo, mostra as dores de consciências culpadas; mostra a realidade da culpa dos homens em Adão e suas terríveis transgressões, por isso são culpados e condenados à perdição eterna. Por outro lado o evangelho traz consigo o bálsamo da alma, Cristo Jesus aparece como aquele que na cruz derrotou todos os inimigos. O evangelho mostra o caminho da felicidade, o caminho da cruz, o lugar do encontro entre Cristo Jesus e os pecadores arrependidos (Mateus 9:13).
         Então, diante desses fatos é preciso que eu faça brilhar intensamente a luz do evangelho da glória de Cristo. Sem Ele a alma está sozinha, desamparada, mesmo que esteja dentro de uma igreja; mesmo que faça inúmeros sacrifícios; mesmo que por fora tudo parece prosperidade. Não há lugar de repouso enquanto a alma estiver no pecado, porque ela habita sozinha na escuridão, sem paz, sem alegria, na solidão, no desespero, na incerteza e no perigo de ser atirada para as trevas eternais a qualquer momento. Sem encontrar o Amado, a alma vagueia neste mundo, curtindo as propostas de encontrar nesta vida a felicidade, mas não percebe que satanás está ganhando tempo. O que satanás faz é promover festa por fora. Ele apresenta às multidões diariamente o bezerro cevado, e atrai homens e mulheres para suas festas banais onde os resultados são de tristeza, choro e dores.
         Prezado leitor é melhor um prato de hortaliça onde há amor, do que o boi cevado onde há contendas. Todo seu problema está no seu coração, não por fora! Neste mundo vozes inimigas querem persuadir você com o engano de que sua satisfação e felicidade consistem em preencher seu vazio com as bugigangas desta vida passageira. Será que é preciso  enfermidades e outras desgraças para mostrar o quanto sua alma está sozinha? Quando será que você vai entender que chegará o momento quando há de ficar só? Quando será que vai entender que seu caminho está afunilando mais e mais, e que há de encarar o Juiz? Acorde, amigo! O Amado da sua alma está perto! Ele agora é o Salvador dos contritos e quebrantados!

Nenhum comentário: