terça-feira, 10 de maio de 2011

As aflições da alma (4) - o mundo tenebroso

“De noite, no meu leito, busquei o amado de minha alma, busquei-o e não o achei. Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade, pelas ruas e pelas praças; buscarei o amado de minha alma. Busquei-o e não o achei. Encontraram-me os guardas que rondavam pela cidade. Então lhes perguntei: Vistes o amado da minha alma? Mal os deixei, encontrei logo o amado da minha alma; agarrei-me a ele e não o deixei ir embora, até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu”  (Cantares 3:1-4).

         O TENEBROSO MUNDO:  “De noite...”

         Caro leitor, no texto vemos a mulher em desespero, porquanto ela acorda e se vê sozinha em plena escuridão. Ela está em busca do Amado de sua alma e não o encontra. Ela não pode ficar sozinha, desamparada, o medo e o pavor deixam-na apavorada.  Que lição preciosa aparece perante os olhos da fé! Eis aí uma descrição fiel do que significa uma alma quando se vê sozinha, sem salvação, sem a luz preciosa da verdade para guiar-lhe pelo caminho certo! Certamente não podemos deixar um texto tão significativo como esse sem qualquer explicação. Obviamente importa que chequemos cada preciosidade à luz daquilo que é ensinado em toda Escritura, porquanto a bíblia explica a bíblia.
         A primeira lição que salta como faísca perante nossos olhos é a respeito do mundo tenebroso: “De noite...”. O mundo é descrito assim, como um império das trevas (Colossenses 1:13). “Trevas” refere-se a ausência da verdade. A escuridão é mais assombrosa do que a que nós conhecemos no terreno material. Trata-se da ausência do conhecimento do Deus da verdade e da verdade de Deus. As multidões andam às cegas, pisando em lugares perigosos e sem saber o perigo que está à frente. Satanás é o príncipe que opera com suas mentiras. Ele é chamado de pai da mentira (João 8:44), justamente porque ele não quer ser descoberto em seus planos malignos e perversos. É nesse império de trevas que esse príncipe conduz os homens enganados, servindo a ele no cumprimento de seus propósitos de querer ser adorado, admirado e seguido.
         Amigo leitor, o único livro que nos informa a verdade a respeito do mundo é bíblia. Por essa razão satanás odeia o livro de Deus, porque as Escrituras denunciam as atividades feitas nas trevas. O mundo é esse lugar de contínua escuridão; tudo o que emana do mundo é mentira. A religião mundana é puramente mentira, idolatria, superstição. Satanás se esconde por detrás dessas atividades feitas pelos homens. No salmo 82:5 temos uma descrição do que significa o viver dos homens neste mundo: “Eles nada sabem, nem entendem; andam vagueando às escuras; abalam-se todos os fundamentos da terra.
         A idéia que o texto transmite é que o mundo é um lugar de ignorância completa, onde os mais sábios, não passam de loucos, porque andam tateando na escuridão, não sabem para onde vão e nem enxergam nada da realidade do que vem após à morte. Quando diz que abalam-se todos os fundamentos da terra, significa que não há nada que seja eternamente firme, neste mundo tudo está fadado à destruição, ao fogo. O tempo apresenta-se como um fiel historiador. O que aconteceu com os grandes feitos dos impérios antigos? Para onde foram os fortes, os ricos e os cultos deste mundo? Eles trabalharam e entesouraram para quem? Veja o que Deus diz acerca do império babilônico quando Jeremias vaticinou sua destruição: “O largo muro de Babilônia será de todo derribado, e as suas portas altas serão abrasadas pelo fogo; e trabalharão os povos em vão, e as nações se cansarão só para o fogo” (Jeremias 51:58).
         Querido leitor, a Palavra de Deus é a verdade da salvação gloriosa brilhando nessa escuridão, revelando o amor desse maravilhoso Salvador. Ele é a luz do mundo! É esse Amado que a Alma em desespero tanto anela encontrar!

Nenhum comentário: