segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

PRESENÇA DA GRAÇA

“O Senhor, porém, era com José, e lhe foi benigno...” Gênesis 39:21

Que lição preciosa temos acerca da exuberante presença da Graça de Deus na vida de José! Ali estava aquele jovem crente, vendido como escravo, longe da segurança do pai e exposto às maldades e injustiças de homens e mulheres ímpios. Quem era José, senão uma vida de um salvo manifestando neste mundo o que somente o poder da Graça de Deus pode fazer.
Não há nenhum ser humano que possa viver separado do pecado e totalmente disposto a agradar a Deus como José viveu a não ser pelo poder absoluto da operante Graça presente no viver. Foi assim com José. Ele não foi galardoado pela sua fidelidade e honestidade ao servir Potifar; não houve uma atitude sábia do seu patrão para investigar o caso e saber se realmente José foi culpado daquela difamação de tentar apoderar sexualmente daquela mulher perversa.
Pelo contrário, José foi lançado no cárcere sem qualquer chance de recorrer à sua defesa. O jovem não teve ninguém ao seu lado para lhe socorrer, mas o que é mais importante nesta lição memorável deixada pelo Espírito de Deus para os crentes é que “O senhor, porém, era com José”. E se o Senhor era com o moço tão indefeso, não precisaria de mais ninguém. Não existe juiz melhor do que Ele para julgar Seus santos; não existe advogado semelhante ao Senhor para defender seus fracos e indefesos servos atirados à ferocidade de homens perversos.
Não tem um lugar melhor do que o lugar onde Deus está presente na Sua Graça. Notemos bem, “na Sua Graça”. Nesse caso o cárcere é melhor e mais seguro do que numa próspera casa de qualquer Potifar. Ali José passaria mais de dois anos, mas seriam os anos da graça, dos ensinos da graça, do preparo da graça, da disciplina da graça. Seria duro para a natureza carnal, mas o tempo é precioso para Deus ensinar Seu filho e prepará-lo para um altíssimo cargo como governante do Egito e do mundo.
Amado irmão, nunca devemos esquecer que o povo de Deus vive neste mundo pela Graça somente. Muitas vezes não entendemos porque passamos o que passamos sem que mereçamos. O Senhor não atirou Seus filhos neste mundo como órfãos abandonados. Seus filhos são filhos amados do Pai. O mundo é o palco da brilhante atuação da Poderosa Graça desse Deus Maravilhoso que está nos disciplinando e nos preparando para a eternidade.
José não entendia muita coisa, mas o Deus de toda Graça nem sempre quer nos explicar. Ele é Perfeito e Sábio no Seu trato com Seus filhos. A razão de muitas coisas que agora estão ocultas aos nossos olhos saberemos apenas na eternidade. Que vivamos assim, na alegria de pertencermos ao nosso Senhor agora e para sempre.

Nenhum comentário: