domingo, 19 de dezembro de 2010

DEUS E O HOMEM – A GRANDE DIFERENÇA (3)

“Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos” (Salmo 36:1)
CONHECENDO O HOMEM (continuação):
Amado leitor, os primeiros quatro versos do salmo 36 nos conduzem ao conhecimento de quem é o homem no pecado. Não esqueçamos de que o Espírito Santo está tratando do homem caído em Adão. A luz da verdade revelada chega aos lugares escuros, onde até mesmo o homem desconhece o que ali acontece. O que vemos logo no início mostra tal verdade: “Há no coração do ímpio...”. Onde está o problema do homem? Ora, sempre estamos vendo as coisas do lado de fora; achamos sempre que o problema nosso está nas dificuldades normais da vida, como saúde, finanças, família, etc. E entre tantas outras que já conhecemos, não raro atribuímos nossos problemas ao diabo e aos demônios. O mundo normalmente tem resposta para tudo isso, mesmo sendo respostas passageiras.
A Palavra de Deus, porém, vai diretamente à fonte do problema do homem, e onde está a fonte de todo problema? No coração dele! Notemos bem que não é do lado de fora, mas sim por dentro; não é visto no aspecto externo do homem, mas sim no interno. Ora, vemos essa verdade difundida em toda Escritura: “Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9); “Diz o néscio em seu coração: Não há Deus...” (Salmo 14:1); “É do coração do homem que procede todo mau desígnio...” (Marcos 7:21). Poderia aqui multiplicar tantas outras referências, mostrando a triste condição do homem no coração. Diante desse fato é que as Escrituras constroem a doutrina mais importante a ser divulgada no meio dos homens, que é o ensino a respeito da depravação total. Os homens desconhecem o que eles são em Adão; nada sabem a respeito do significado da queda; ignoram a triste condição na qual se encontram agora e acham que nada merecem da destruição eterna que os espera no além.
Mas em nosso estudo não vamos passar por cima de um assunto tão importante; se eu ignorar isso não serei leal aos meus leitores; não serei honesto se não expor a verdade, conforme está revelada perante nossos olhos nas sagradas letras. Por que o problema do homem está no coração dele? A resposta é simples, o homem não é o que vemos na aparência, mas sim no coração dele. Deus vê o homem ali, e não porque pertence a uma família crente; participa de uma igreja; é visto como uma boa pessoa porque nunca fez mal a ninguém, etc.
Afinal, o que o homem tem em seu coração que é tão pernicioso assim? A resposta vem de forma clara: “Há no coração do ímpio a voz da transgressão...”. Deu para o leitor perceber o que acontece no interior do coração? Percebeu que ali, bem no santuário, no lugar mais oculto do homem há uma voz, e que essa voz não é a voz de Deus; não é voz da bondade, da fraternidade, da boa vontade do homem? De quem é essa voz? “... a voz da transgressão...”! Ora, se há uma voz é sinal que há alguém ali. Quem é que está ali? O nome de quem está no comando do coração do homem é transgressão.
Veja caro leitor, como o homem é descoberto imediatamente! Veja como as Escrituras vêm, quebra as trancas do portão, invade o lugar oculto e mostra o que está acontecendo ali? Veja amigo, como ninguém pode ficar oculto perante as Sagradas Letras? Veja como a Palavra de Deus é confrontadora e chega para desbancar todo orgulho, arrogância e prepotência humana? Veja amigo, como não há como esconder-se de Deus? Se fugir da Palavra revelada agora, fatalmente terá um confronto com ela no último dia. Bendito o homem que se achega humildemente perante a verdade escrita, e que não foge! A Palavra de Deus nos descobre para nosso bem eterno, a fim de que o homem humilhado encontre a resposta para sua miséria no Bendito Senhor que veio ao mundo buscar e salvar perdidos pecadores (Lucas 19:10).

Nenhum comentário: