domingo, 19 de dezembro de 2010

DEUS E O HOMEM – A GRANDE DIFERENÇA (6)

“Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos” (Salmo 36:1)
CONHECENDO O HOMEM (continuação):
Caro leitor, eu sei que o conhecimento do homem no pecado, conforme o Salmo 36 mexe profundamente com nosso orgulho pessoal. Não toleramos ser descobertos pela revelação bíblica, e como minhocas que se escondem na terra, ocultamos da luz. Vimos que a principal atividade do pecado é retirar Deus da frente do homem: “Não há temor de Deus diante de seus olhos”. Temos visto que se o coração estiver sob o comando do pecado, Cristo não reina ali, e, com efeito, todo viver será direcionado pela transgressão. Em Romanos 8 Paulo afirma que tal forma de viver é uma constante inclinação à carne e demonstra inimizade contra Deus, por isso os que estão na carne não podem agradar a Deus (Romanos 8:6,7). Vimos também, que o pecado comanda o viver sob o controle de uma iniqüidade especial, como um vício, idolatria, sexo, ira, ou qualquer outro pecado.
O que diz o Salmo 36? “...não há temor de Deus diante de seus olhos”. Uma vez que há ausência do temor ao glorioso e santíssimo Deus, todo viver do homem no pecado é visto como se fosse um horizonte de glória; acha no íntimo que é uma pessoa com livre-arbítrio e que tem todo direito de tomar por si mesmo suas decisões. O homem sob a liderança da transgressão age como se fosse dono absoluto do seu próprio viver, porquanto não há em sua frente ninguém maior do que ele, alguém superior diante de quem há de prestar contas; não é visto um juiz que condene seus atos, alguém temido.
Amigo leitor veja como é exatamente assim o poderosíssimo comando do pecado no coração de um homem não regenerado. Não podemos esperar outra coisa dele, porquanto vive no pecado, anda no pecado e com todo prazer serve ao pecado dia após dia. Quando Jesus encarou a multidão de judeus incrédulos pode mostrar-lhes exatamente essa verdade. Cristo não usou palavras lisonjeadoras, jamais encobriu sua triste condição em Adão quando declarou que eles não passavam de “escravos do pecado” (João 8:34). Mas posso ir bem firme em meus argumentos. O viver do ímpio prova isso. O que é destacado no viver transgressor do ímpio? Não é exatamente que lhe falta o temor ao Senhor? Alguém afirmou que a maior prova da condição do homem no pecado é que em sua vida não há lugar para a soberania e glória de Deus. Não há em seu coração qualquer lugar para um viver que glorifique a Deus; não há culto ao Senhor; não há gratidão, respeito, reverência, serviço, ações de graças e obediência ao Senhor. O viver do ímpio é conhecido também pelas suas palavras, porque elas refletem exatamente o que vem do coração. Não há louvor ao Senhor; não há ações de graças em suas palavras, pelo contrário, suas palavras revelam um coração cheio de ira, maldades, imoralidades, perversidades e coisas semelhantes. Suas palavras também revelam seu apego à mentira, assim como aqueles judeus que pegaram em pedras para matar o Senhor Jesus, quando este lhes mostrou a verdade a Seu respeito (João 8).
O caminho do ímpio também reflete a liderança do pecado na vida. Ele prefere estar sempre onde agrada as suas paixões carnais. Ele quer estar onde pode sentir-se bem, onde há aquilo que tanto a natureza adâmica sente atração. Se não for alguém que vive sob a influência dos prazeres carnais, será voltado para um viver centralizado numa forma de pensar completamente contrária aos pensamentos bíblicos. Seus pensamentos jamais serão submetidos aos pensamentos do Senhor, assim como seus caminhos não são os caminhos do Senhor (Isaías 55:8).
Por que fugir dessas verdades tão importantes? Ora, você não foge de um médico honesto que prova que sua enfermidade é séria. Por que fugir do Deus da verdade? Por que se ocultar daquele que tudo sabe, tudo vê e que tem prazer em libertar o pecador do poder subjugador do pecado?

Nenhum comentário: