domingo, 12 de dezembro de 2010

O MISTERIO DO EVANGELHO II



“E também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho” Efésios 6:20
QUAIS SÃO OS MISTÉRIOS?
Óbvio, Deus os revelou para Seu povo. São esses mistérios que precisam ser pregados, expostos publicamente pelos arautos da verdade. Nada pode ser ocultado dessas coisas sem que cause dano à igreja de Deus. Mistérios esses que revolucionaram o mundo inteiro nos dias dos apóstolos precisam ser pregados hoje por homens que amam a Deus, que crêem em Sua Palavra e que foram autorizados a pregar pelo próprio Deus: “E como pregarão se não forem enviados?...” (Romanos 10:15).
Encaremos a realidade tremenda do PECADO em todas as suas manifestações neste mundo através dos homens e atingindo toda natureza. Esse mistério revela a malignidade, o terror e a crueldade do pecado. Esse evangelho exibe a gloriosa lei santa, justa e boa e toda maldição proveniente dela como um raio-X mostrando o que o homem é em Adão, totalmente culpado e incapaz de justificar-se perante Deus, (Romanos 3:19,20).
Encaremos a JUSTIÇA DE DEUS como mistério. Ela é a perfeita justiça do perfeito Filho de Deus, Cordeiro puro e sem mácula, enviado do céu para salvar perdidos. JUSTIÇA odiada, abominada e perseguida pelo mundo, porquanto o mundo sempre odiou o Filho de Deus. Mas por outro lado é a JUSTIÇA que se revela no evangelho, (Romanos 1:17) buscada pelas almas de homens e mulheres que anseiam a salvação; que faz homens ímpios se tornarem inculpáveis perante o Grande Juiz do Universo (Romanos 5:1), trazendo verdadeira paz ao coração do contrito e quebrantado.
O evangelho misterioso de Paulo revela também O FILHO DE DEUS que veio ao mundo morrer em LUGAR DOS PECADORES. O evangelho de Paulo focalizava nisso. Aquilo que o mundo considerava loucura e escândalo (1 Coríntios 1:18), para Paulo era o poder de Deus e sabedoria de Deus. Nunca passou pela mente de apóstolo menosprezar a verdade da cruz; manipular o seu conteúdo; adicionar qualquer pensamento próprio. Não, sua mensagem foi sempre a mesma diante de qualquer pessoa. Ele havia tirado a água do poço de águas vivas e dava para todos quantos tinham sede.
Era mistério porque também, o apóstolo enaltecia A FÉ. Paulo cria e pregava que a genuína FÉ foi conquistada por Cristo na cruz para o pecador. Paulo estava completamente ciente e consciente que Cristo era o AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ (Hebreus 12:2) e militava em seu ministério com a certeza que a FÉ não é de todos (2 Tessalonicenses 3:2), mas que era resultado da ação operante do Espírito no coração daquele que é salvo.
Em seu bojo o evangelho misterioso de Paulo trazia todas as riquezas provenientes da operante graça de Deus. Tudo o que os pecadores precisam ouvir estava no evangelho de Paulo. Tudo o que a igreja de Deus precisa para ser edificada, adornada, santificada e fortalecida para andar triunfante neste mundo e afinal ser apresentada pura e sem mácula naquele dia está nesse evangelho.
A igreja de Deus precisa orar para Deus abençoar nossa geração e outras com o verdadeiro e Glorioso evangelho. A igreja precisa orar para que Deus como Soberano levante homens que venham a pregar esse evangelho que Paulo, os outros apóstolos e outros milhares pregaram. Ele aprouve salvar os crentes pela loucura da pregação, (1 Coríntios 1:21). Se isso não ocorrer, veremos a causa do mal prosperando e a mentira tomando conta de cada espaço neste mundo. Veremos a impiedade prosperando e a iniqüidade mostrando sua face tão cruel, como já podemos ver em nossos dias. Veremos a Igreja como já bem pode ser vista fraca, perdida sem qualquer rumo, desorientada, cercada e sitiada pelos inimigos do verdadeiro evangelho.
                 

Nenhum comentário: