domingo, 12 de dezembro de 2010

ONDE ESTÁ O JOIO?

“Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do Seu reino tudo o que causa escândalo, e todos os que cometem iniqüidade” Mateus 13:41.

         Na parábola do joio e do trigo nosso Senhor mostra a diferença entre os que são Dele e os que não são Dele. O campo é o mundo e não meramente dentro da igreja, mas como a igreja está ainda no mundo, o joio aparece tanto dentro dela como fora dela, no mundo.
         Apesar de que o joio na aparência é igual ao trigo, nosso Senhor mostra a clara diferença no texto. Dentro da igreja o joio são aqueles que causam escândalo e fora da igreja são os que cometem iniqüidades.
         No cap. 18 de Mateus o Senhor Jesus adverte terrivelmente aqueles que vivem a praticar escândalos. Os fariseus eram assim, por fora pareciam distintamente piedosos, mas por dentro eram terrivelmente pervertidos. Os promovedores de escândalos penetram no meio do povo de Deus como se fossem crentes, mas no coração são pessoas que nunca foram transformadas.
O trigo quando está carregado se inclina. Assim é o verdadeiro crente, humilhado e contrito adora a Deus e vive para seu Deus. Mas o joio nunca se curva. A impiedade vestida de evangélicos continua com sua cerviz endurecida e jamais se inclina em obediência a Deus. Dentro da igreja procura atrair o mundo para dentro dela, e sua maneira de viver faz com que seja estorvo para o acesso daqueles que querem realmente ter um encontro com Cristo. A igreja de Deus é responsável em julgar o “fermento” que se encontra no meio dela.
No mundo se encontra o joio em sua manifestação aberta e descarada na prática da iniqüidade. As multidões se lançaram à busca de suas paixões desenfreadas especialmente em nossos dias. Corre célere na quebra da lei de Deus e a prática do mal, em todas as suas deformidades monstruosas é vista para a tristeza do povo santo e para o prejuízo da própria sociedade humana.
O que o nosso Senhor há de fazer? Ah! Seu Juízo não tardará! Ele há de ajuntar tudo o que é joio, dentro da igreja e fora da igreja. O Senhor não tem nenhum interesse no joio, mas no trigo sim. O trigo foi plantado por Ele para ser recolhido no Seu celeiro. Ele sabe perfeitamente distinguir o joio do trigo. O joio será ajuntado todo num só lugar para ser queimado (verso 42).
E você amigo leitor? Qual é a sua condição agora? É joio ou trigo? O Senhor conhece perfeitamente os que Lhe pertencem, e nenhum daqueles que fazem parte do trigo há de se perder no meio do joio.
Você só pode ter certeza que pertence a Ele pela sua conversão sincera ao Bendito Salvador. Todo pecador que vai a Ele em busca da salvação de sua alma, o Senhor jamais o rejeitará nem o lançará fora (João 6:37). Mas para aquele que prossegue sua jornada neste mundo num modo desobediente de vida, pode ter certeza que está caminhando para o fogo eterno.

Nenhum comentário: