Jaime Marcelino
"Paulo e Timóteo, servos de
Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e
diáconos que vivem em Filipos, graça e paz a vós outros, da parte de Deus,
nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo" (Fp 1: 1, 2)
Dirijo-me
a todos os evangélicos leitores deste site, desejoso de que a saudação
contida no texto acima encontre guarida nos seus corações. No entanto, é
necessário que reflitamos no referido texto, crendo que nosso Senhor Jesus
Cristo nos dará compreensão e a experiência da graça e da paz!
Ora,
Paulo, o real autor da carta aos filipenses, no momento que a escreveu
estava preso e acorrentado a soldados especiais, que eram os da guarda
pretoriana! Mas, apesar disso, vemo-lo cheio de contentamento, a ponto de
desejar aos seus irmãos, que estavam livres ou fora da cadeia, o que ele e
Timóteo experimentavam abundantemente - "graça e paz"!
Ora, qual é o segredo de tal experiência?
1. Paulo
e Timóteo eram conscientes do privilégio que é ser escravo de Cristo Jesus. Vejo
isso pelo fato de eles terem se apresentado como "servos de Cristo
Jesus". Ora, isso é da máxima importância, uma vez que eles dois
se rendiam, não a homem algum, mas à vontade dAquele que, dos céus, domina
sobre tudo (cf. Fp 2). Por essa razão, Paulo não considerava a sua prisão
como proveniente de César, o imperador, pois disse: "as minhas
cadeias em Cristo" (Fp 1:). Também, Paulo pode dizer que seu viver
era Cristo (Fp 1: 21); sua fortaleza era Cristo (Fp 4: 13); sua
alegria estava em Cristo (Fp 4: 10); e, seu morrer era lucro, por ser
Cristo seu tudo! Oh! Que grande privilégio é servir a Cristo Jesus! E nisso
está a abundante graça!
2. Como
"servos de Cristo Jesus", quer presos quer soltos, Paulo
e Timóteo alegremente serviam aos que seu Senhor conquistou para Si, a
saber, "todos os santos em Cristo Jesus". Muito se poderia
escrever sobre isso, mas uma das maiores provas da amorosa disposição de
Paulo para servir a seus irmãos pode ser vista quando ele se encontrou num
santo dilema. Ei-lo: Depois de ter afirmado: "Para mim, o viver é
Cristo, e o morrer é lucro", e mais: "estar com Cristo
[...] é incomparavelmente melhor", Paulo declarou cheio de amor:
"Mas, por vossa causa. É mais necessário permanecer na carne. E,
convencido disto, estou certo que ficarei e permanecerei com todos vós,
para o vosso progresso e gozo da fé" (Fp 1: 21-26). Em outras
palavras, mesmo esmagado pelos dois desejos, preferiu servir aos irmãos,
deixando de querer o que seria incomparavelmente melhor, para ele.
Afinal, seu amor por Cristo o levava a servir "os santos em Cristo
Jesus", para que, disse ele: "aumente, quanto a mim, o
motivo de vos gloriardes em Cristo Jesus, pela minha presença, de novo,
convosco" (v. 26). E quanto a Timóteo, o que pode ser dito? Basta
que tomemos as doces palavras de Paulo acerca de Timóteo, e isso será o
bastante para demonstrar quanto ele servia a Cristo servindo os santos
em Cristo Jesus: "Porque a ninguém tenho de igual sentimento que,
sinceramente, cuide dos vossos interesses; pois todos eles buscam o que é
seu próprio, não o que é de Cristo Jesus. E conheceis o seu caráter
provado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai. Este,
com efeito, é quem espero enviar, tão logo tenha eu visto a minha situação"
(Fp 2: 20-23).
Oh!
Quanta "graça" havia nesses dois servos de Cristo Jesus! E
quanto eles, na medida em que serviam os santos em Cristo Jesus, gozavam
"paz"!
3. Paulo
e Timóteo criam ser também "santos em Cristo Jesus". Antes
de serem servos de Cristo Jesus, eles foram "chamados para
[ser] santos" no sentido de "separados para dedicação ou
devoção a Deus"; mas, sobretudo, foram feitos santos no
maravilhoso aspecto da sua nova natureza. Daí, o uso que Paulo fez da
expressão "em Cristo Jesus", para definir e qualificar o vocábulo
"santos". Neles, pois, habitava o Espírito Santo, o regenerador e
santificador do povo de Deus. O Espírito que fora enviado em nome do Pai e
do Filho, a fim de glorificar o Filho. Por isso, Paulo e Timóteo criam que,
sendo Jesus "santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores
e feito mais alto do que os céus" (Hb 7: 26), e que tendo "oferecido,
para sempre, um único sacrifício pelos pecados [...] aperfeiçoou para
sempre quantos estão sendo santificados" (Hb 10: 12, 14). Por esta
razão, Paulo e Timóteo, sendo "santos em Cristo Jesus",
procuravam "ser achados em Cristo Jesus" para mais e mais
"alcançar" o alvo para o qual foram conquistados por Cristo
Jesus, a saber, a perfeição em Cristo Jesus. Em outras palavras, eles se
esforçavam para experimentar o que disse o apóstolo Pedro: "antes,
crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo"
(2Pe3: 18).
Espero
que tenham percebido como "exagerei" no uso da expressão "Cristo
Jesus". Por que o fiz? Porque devemos estar certos de que nossa
maior necessidade é ter a Cristo Jesus como nosso tudo! E se quisermos ver
esta atitude em Paulo, basta que observemos que ele usou o Nome do Senhor
Jesus, nos dois versículos do nosso texto, três vezes!
Assim,
caro leitor, se você já crê no glorioso evangelho de Deus, com respeito ao
Seu Filho, Jesus Cristo, lembre duas coisas: Primeiro, a graça do Senhor
Jesus lhe foi abundante, pelo que você nasceu de novo, tendo sido feito um
dos "santos em Cristo Jesus". Segundo, lembre que é vital
que a graça do Senhor Jesus continue operando para que os "santos
em Cristo Jesus" vivam a vida cristã de modo a glorificar a Deus
em Cristo Jesus. E é somente pela operação da graça de Deus em
Cristo Jesus, que é Seu favor beneficiando os santos em Cristo Jesus,
que eles servirão a Cristo Jesus, servirão aos demais no Senhor Jesus. E
assim, "a Paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o
vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus"!
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