sábado, 10 de novembro de 2012

AS PALAVRAS E O CORAÇÃO




John Flavel

“Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo.” (Mateus 12:36)
         O que quero desenvolver nesta entrada é o seguinte: "Deus toma nota e valoriza o que dizes." Passo a desenvolver isto.

A HIPOCRISIA E O SEU JULGAMENTO
         O contexto no qual se encontra esta passagem é uma confrontação de Jesus para com a incredulidade e hipocrisia dos fariseus, destes Jesus diz que eram capazes de 'falar do bom, sendo maus', aqui vemos imediatamente o valor que têm as nossas palavras. Jesus acusava-os de que as suas palavras eram 'inúteis, sem proveito nem substância', quer dizer, eram só maquiagem. Jesus adverte-os que serão julgados, pois darão conta das mentiras que hão dito. Aqui devemos advertir-nos de que se nossa religião é uma mera casca, quer dizer que mostra uma aparência de piedade e um bom falar frente a outros, mas na vida privada se deleita no pecado estamos em grave perigo.
AS NOSSAS PALAVRAS AINDA SÃO VALIOSAS
         Entre os jovens temos má fama de não cumprir precisamente tudo o que prometemos, isto sabemo-lo quer seja por experiência própria quer pelo que vemos nos demais. Estas visões levam-nos subtilmente a distorcer o valor das nossas palavras e a razão principal é porque nos centramos no valor que o homem dá às palavras e não no valor que Deus dá às palavras. Exemplificá-lo-ei com uma frase bastante comum: "A maioria das pessoas não cumprem o que prometem"
         Este pensamento se bem que retrata a realidade das coisas é utilizado para nos conformar com o mundo. Não o dizemos quando não nos cumprem o que nos prometem (isso jamais!!) mas, antes pelo contrário, o utilizamos como consolo para a nossa preguiça, assim podemos comprometermo-nos e falhar sem nos sentir incômodos por isso. Aqui é momento de advertir o erro: Isto tira a responsabilidade que temos perante Deus pelo que sai da nossa boca, recordai que Deus toma nota do dizemos!

PALAVRAS PURAS, NÃO SIMPLESMENTE PALAVRAS BONITAS
         A intenção do Jesus através da Sua declaração é ensinar-nos que as nossas palavras falam a respeito do nosso coração. Os fariseus falam bem, possivelmente quando se elogiavam assim mesmo e mostravam boa aparência aos demais, as suas palavras eram maravilhosas, mas eram realmente limpas? Jesus indica-nos que não. A ênfase aqui é posta não para discurso dos fariseus, mas no seu coração.
         É possível tirar o peixe da água sem que ele esteja molhado? Da mesma maneira seria possível para os fariseus tirar palavras puras se seus corações estavam podres com a hipocrisia? De maneira nenhuma. Por esta razão Jesus não está procurando palavras eloquentes, mas corações puros, sem falsidade.

A EXORTAÇÃO DE CRISTO
         Finalmente, se pensarmos que Deus toma nota de nossas palavras e é extremamente rigoroso com elas alguns poderiam apressar-se e dizer "é melhor calar-me e não dizer nada mais", mas não… Quem deu boca ao homem? A língua é um instrumento criado por Deus e se tivermos um novo coração temos um novo timão para dirigir a nossa boca. Por isso, Jesus logo faz a seguinte declaração:

" O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro."
         O convite de Cristo não está focado tanto no selecionar das palavras que utilizamos mas a selecionar corretamente o cofre de onde as tiramos. As palavras realmente são valiosas e agradáveis ao Senhor quando saem do bom tesouro do coração. Quero deixar-vos com a seguinte conclusão:
         - O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro: Devemos encher o nosso coração da Palavra de Deus para poder ter ao alcance as coisas boas que agradam ao Senhor. Além disso, o "tirar" significa fazer algo em específico, isto é usar nossas palavras para edificar os outros.
         - O homem mau do mau tesouro tira coisas más: Querido leitor, se está vivendo em hipocrisia deixa-me dizer-te que ainda que fales bem, as suas palavras fedem a podridão diante de Deus porque não procedem de um coração regenerado, deves saber que será julgado por isso e não sairás impune da Sua justiça. Deus não necessita de que continues maquiando a tua vida, mas que reconheças diante Dele que o teu coração está mal, só Ele pode mudá-lo. Recorda-te que disse que as nossas palavras são importantes para Deus? Bom, pois Deus diz o seguinte: “Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9)
         "O coração do homem é a sua pior parte antes do homem ser regenerado— e a melhor logo depois disto. É a sede de princípios, e a fonte das ações. O olho de Deus fixa-Se nele— e o olho do cristão tem de que estar principalmente fixo nele."

Nenhum comentário: