terça-feira, 17 de setembro de 2024

MARAVILHOSA GRAÇA SALVADORA (7)


Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Isaías 55:1)

UM CHAMADO AOS POBRES: “...e vós que não tendes dinheiro…”

O texto em Isaías 55 é profundamente rico e cheio da mensagem mais poderosa de toda Escritura – a mensagem do evangelho puro e santo que veio do céu aos homens. Precisamos avançar no conhecimento do texto, a fim de que entendamos as verdades eternas para o bem de nossas almas e para que pecadores aflitos na alma sejam chamados a conhecer essa maravilhosa graça salvadora.

Após haver chamado os pecadores que têm sede para beber das águas puras e cristalinas, de repente a mensagem de Deus é dirigida aos homens, convidando os famintos. Veja como essa mensagem corrobora o fato que Deus lida com homens em estado de aflição, chamando-os ao banquete da graça. É isso que vemos em muitas parábolas narradas pelo Senhor nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Toda essa tão conhecida linguagem do nosso Senhor tem em vista atingir os pecadores que Deus tem em vista salvar. Veja bem que não sabemos quais, nem quem são. Ele chama os famintos, bem como os sedentos. Ora, isso é maravilhoso, porque, assim como a sede, a fome traz desespero. Eu vi cenas de pessoas procurando coisas para comer, até mesmo em lixo na Venezuela, em face do domínio comunista no país.

Voltemos ao texto, porque vemos o Senhor chamando os que não têm dinheiro: “...e vós que não tendes dinheiro…”. Impressionante! A falta de recurso financeiro é que pode levar muitos a passar fome. Eu vim de uma família pobre na Bahia e eu me lembro como meus pais davam duro em arrumar de trazer alimentos para a grande família. Ainda jovem, quando saí da Bahia e fui para São Paulo, ao chegar ali vi o que significava a luta do povo para ganhar dinheiro, alguns para viver melhor, outros para sobreviver.

Mas o interessante em Isaías é que Deus chama os homens que não têm dinheiro para comprar: “Vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço…”. Como fazer isso. Será que é um meio de Deus para comprar com facilidade, por exemplo a prestação. Mas de qualquer maneira, comprando a prazo terá que trabalhar para pagar. Mas não é esse o caso, pois Deus está mostrando o valor do alimento que tem e que jamais é achado neste mundo. Que alimento é esse? Nada tem a ver com aquilo que o mundo tanto procura; nada tem com o esforço dos homens para satisfazer seus corpos.

O convite gracioso de Deus é dirigido às almas sedentas e famintas. Para essa necessidade o mundo não tem resposta. Onde neste mundo pode o faminto achar o pão para sua alma? Mas eis aí o próprio Deus chamando a todos e dizendo que Ele providenciou o pão do céu. Que fantástico! Aquele Maná que desceu do céu para o povo de Israel no deserto era apenas um símbolo do real alimento que Deus apresenta em Isaías 55. Veja amigo, nesse maravilhoso livro do profeta Isaías Deus anuncia a vinda do Salvador ao mundo. Deus está dizendo às nações que Ele iria enviar o Salvador. Os símbolos, as sombras e figuras das realidades eternas ficariam para trás, pois o verdadeiro Pão da Vida e Água da vida viria ao mundo, como de fato veio. Foi Ele quem se apresentou aos judeus dizendo: “Eu sou o pão da vida” e disse também aos judeus: “Eu sou a água da vida” (João 6 e 7). É essa a mensagem que temos em Isaías a todos que querem a verdade da tão grande

Nenhum comentário: