terça-feira, 10 de setembro de 2024

MARAVILHOSA GRAÇA SALVADORA (5)

 


Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Isaías 55:1)

O CONVITE DA GRAÇA SALVADORA: “...vinde às águas!”

Estamos vendo como o evangelho traz uma mensagem simples, prática e bem inteligível a todos os homens. Veja como a salvação é dirigida a todos, porque se todos os homens estiverem com essa sede na alma, eles correrão à busca. Então, vemos que o evangelho bíblico expõe o Salvador, o qual veio trazer essa maravilhosa notícia da água da vida que desce do céu, trazendo vida eterna aos que buscarem.

Também, o convite é mundial, porque não existe ninguém neste mundo que não sinta sede, por isso a mensagem é tão compreensível à mente. Pode ser o homem mais rico, como o mais pobre; pode ser o culto, como o ignorante; pode ser o idoso, como uma criança, todos sabem o que significa a sede. Então o Deus da salvação se apresenta trazendo a solução eterna às almas. O evangelho trata com a sede da alma, pois a sede física é apenas um sintoma temporário. A cidade onde resido é de um clima quente, por isso tenho que tomar água constantemente, senão meu corpo há de sofrer as consequências.

Mas veja o que o evangelho traz, porque pode ser que a água para a sede física venha a faltar, mas há água em abundância para a alma. Vemos isso nas palavras do nosso Senhor: “Vinde às águas”. A bondade de Deus, fornecendo água para os povos na face da terra é uma das manifestações da sua misericórdia. As civilizações foram erguidas perto de rios. Ribeirão Preto, onde resido aqui no estado de São Paulo tem o privilégio de ter água em abundância no subsolo e a cidade recebe diariamente desse riqueza existente aqui. Mas há caso de faltar água. Meus pais quando eram jovens desceram do sertão para procurar um lugar onde chovia mais, por isso foram para o sul do estado (onde nasci), porque chove mais. Sabemos como o povo nordestino sofre tanto com a seca naquele sertão tão sombrio.

Intensifico isso para mostrar o quanto a bíblia ousa direcionar todos para a verdade de que Cristo chama as almas sedentas: “...ouvi e a vossa alma viverá” (Isaías 55:2). Nosso Senhor está focado nas almas e não nos interesses físicos. Nossos corpos voltam ao pó, mas a alma permanece. Nosso Senhor mesmo disse que não veio para destruir as almas, mas para salvá-las. Ele acrescenta também o fato que as almas estão acima dos animais e das plantas, os quais Deus cuida com zelo. Essa lição é vista no importante capítulo 12 de Lucas.

Sendo assim, voltemos nossa atenção, a fim de sabermos bem o que significa essa sede. Precisamos discernir isso, mas tendo o cuidado de examinar tudo à luz das Escrituras. Inclusive já mencionei antes que nosso Senhor comunicou essa verdade à mulher Samaritana (João 4). Os samaritanos buscavam água naquele poço feito por Jacó, mas o faziam de um modo supersticioso. Nosso Senhor fala com aquele mulher dizendo: “Quem beber da água que eu der nunca mais terá sede”. De início a mulher pensou que a água apresentada por Jesus era fisicamente milagroso, mas quando nosso Senhor mostrou-lhe sua situação espiritual, ela logo entendeu que estava diante de um profeta, mas assim que Jesus se apresentou como o Messias prometido, então tudo mudou e ela voltou para a cidade e anunciou a todos sobre Jesus.


Nenhum comentário: