quarta-feira, 18 de setembro de 2024

A MARAVILHOSA GRAÇA SALVADORA (8)


Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Isaías 55:1)

UM CHAMADO AOS POBRES: “...e vós que não tendes dinheiro…”

A frase: “...e vós que não tendes dinheiro…” mostra que a pessoa não tem condição de comprar o que somente Deus oferece. Os homens têm como gastar para as necessidades de seus corpos. Alguns lutam e ganham apenas para sua manutenção física, enquanto outros têm de sobra para gastar com aquilo que gostam a mais. Mas veja como Jesus colocou a situação dos homens neste mundo, quando perguntou: “Que adianta ao homem ganhar o mundo e perder a alma?” À luz das coisas eternas, daquilo que a alma precisa, não passa de um lugar miserável que faz dos homens pobres seres enganados e iludidos com aquilo que passa.

O mundo sempre foi assim, sempre foi em insana luta que nações brigaram, mataram e até brigam e estão dispostos a derramar sangue por causa de bens passageiros. Por essa razão nosso Senhor ensina no Salmo 37 que são os mansos que herdarão a terra. Impressionante lição. Notemos isso na vida de Abraão, porque era riquíssimo, mas sua riqueza não o elevava em orgulho. Ele era um homem manso, porque não vivia a lutar por aquilo que sabia que um dia deixaria. Mansidão ensina que devemos deixar toda atitude bélica e viver na disposição ter o que Deus nos emprestou e perder essas coisas. Veja a mansidão de Jó, porque ao ouvir as terríveis notícias pode confessar que era dono de absolutamente nada: “O Senhor deu, o Senhor tomou”.

Voltemos ao texto de Isaías 55, porque não podemos deixar de lado a mensagem do evangelho cravado ali. Notemos bem que o convite é dirigido aos que têm fome da alma. Esta verdade nos transporta para o evangelho que nosso Senhor sempre anunciou; que profetas e apóstolos anunciaram, pois é Deus falando às almas. Veja bem como Deus entra neste mundo, no meio de homens dominados por paixões carnais, a fim de despertar pecadores. Enquanto a multidão vivia focada em interesses físicos e sociais aqui, o Senhor Jesus se dirigia às almas, a fim mostrar-lhes o pão que podia saciar-lhes eternamente. De fato, nosso Senhor não ignorava o sofrimento da multidão com seus problemas físicos, por isso ele curava, expulsava demônios, ressuscitava mortos, multiplicava os pães, etc.

Mas tudo isso tinha em mira mostrar que era Ele o próprio Deus, Criador e que veio cumprir as Escrituras. Mas as mensagens do Senhor sempre eram dirigidas às almas. Quando tinha que tratar com as mentiras, hipocrisias e incredulidade dos homens, nosso Senhor era firme em apontar a arma da verdade diretamente aos corações. Mas seu alvo foram as almas e Ele mesmo afirmou que não veio destruir as almas, mas sim salvá-las. Por esse fato, essa comida apresentada em Isaías 55 foi exposta aos que tinham fome. Foi essa a mensagem dos apóstolos, porque quando o Espírito Santo desceu no dia do Pentecostes, logo milhares foram despertados e as mensagens pregadas pelos apóstolos eram ouvidas, chegando aos corações para atrair multidões à salvação em Cristo. Veja amigo, como a mensagem que vem do céu é diametralmente oposta a mensagem religiosa da nova era, porque tudo envolve a vida social dos homens. Que o Senhor tenha compaixão desta geração enganada e enganadora!

Nenhum comentário: