quarta-feira, 8 de março de 2023

ENOQUE ANDOU COM DEUS (7)

 

“Enoque andou com Deus até que não foi mais visto, porque Deus o havia tomado” (Gênesis 5:24)

       O GRANDE MILAGRE DA GRAÇA: “Enoque andou com Deus”.

       Hoje quero lidar com o assunto que lida com as implicações de um andar com Deus pela fé em nossas vidas. Não há dúvidas que foi algo tão marcante na vida de Enoque. Sem dúvida foi algo que marcou seu coração, foi uma chamada de Deus e tal chamada foi uma luz que incendiou sua alma. Enoque foi tomado de um temor santo, porque ele soube pela atividade do Espírito Santo em sua vida que o terror do dilúvio realmente viria. Ele queria conhecer esse Deus e buscar Dele a compaixão que o livraria do dilúvio que sepultaria toda aquela raça rebelde que seguia o mundo criado por Caim.

       Ao correr para o Senhor Enoque achou refúgio Nele. No meio das ameaças de Deus a fé sabe onde achar salvação. A graça sempre chamou pecadores: “Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscares de todo vosso coração”. A luz da porta aberta da graça nunca se fecha, mesmo nos dias mais escuros e aterrorizantes deste mundo essa porta está aberta, para que os perdidos achem o escape. O única vez que a porta fechará para este mundo será quando a igreja inteira for retirada para ocupar seu lugar de julgar o mundo de lá de cima. Por enquanto a porta da graça está escancarada para os que forem chamados por meio do evangelho.

       Caro leitor, a vida cristã é andar com Deus e isso implica num viver obediente. Não há lugar para uma fé que não se curva em temor perante o Deus da revelação bíblica. Não há lugar para os que amam um mundo destinado ao juízo de fogo e ao mesmo tempo dizem que andam com o Deus de Enoque. O homem quando busca o Deus que salva é porque sabe bem que precisa desse Salvador. O evangelho moderno acha que qualquer um pode ter uma mera aceitação mental ou emocional e tudo estará bem.

          Mas como salvar alguém que nunca se viu perdido? O que vemos hoje na vida de muitos que se dizem salvos é que não há qualquer interesse por andar com Deus em santa obediência em temor.  A desobediência no viver declara que ando num caminho inverso ao caminho santo de Deus. O segredo desse andar é mostrado num amor à palavra, a fim de conhecer Sua vontade no viver.

       Também, a vida de oração contínua indica que dependo dele contra os perigos que me cercam. Quem não tem prazer num andar com Deus, escapando do mundo e de suas paixões, é sinal claro que jamais soube o que significa livramento da condenação eterna. O homem que escapou do inferno jamais vai querer se desgrudar da companhia do Senhor. Se Deus abriu os olhos para ver a salvação por meio do Salvador é sinal que a pessoa viu sua condenação e que o escape só viria por Deus mesmo. O andar com Deus não tira a pessoa do mundo, mas faz o homem unir-se a Deus em contínuo temor de cair. O Salmista Asafe dá testemunho do perigo que ele enfrentou ao ver o quanto os ímpios prosperavam e que ele como um crente estava passando dificuldade material na vida.

Quase Asafe tombou na fé. Ele entrou no santuário de Deus e ali viu a resposta do modo como Deus agia com os ímpios. Então o Salmista confessou: “Tu me tomas pela minha mão direita”. Incrível lição do que significa andar com Deus aqui. Andei com meu netinho de 3 anos no supermercado, mas eu o mantinha constantemente perto de mim e segurando sua mão, devido aos perigos constantes. Um viver simples e obediente em cada detalhe da vida, indica que Deus me tomou para servi-lo neste mundo e que sou em Cristo precioso para Ele. Por outro lado, depois de escapar da condenação eterna e da ira vindoura, eu me acolho em Deus e vejo o quanto Ele é precioso em minha vida, um amigo inigualável.

           Tudo tem início na conversão, pois não há possibilidade do homem no pecado andar com Deus sem ser chamado. O homem arrependido é sinal do quanto a graça de Deus está operando em livrar pecadores, antes que o juízo eterno chegue em assolação.

Nenhum comentário: