quinta-feira, 2 de março de 2023

ENOQUE ANDOU COM DEUS (5)

 

“Enoque andou com Deus até que não foi mais visto, porque Deus o havia tomado” (Gênesis 5:24)

       O GRANDE MILAGRE DA GRAÇA: “Enoque andou com Deus”.

       Ó quanto precisamos ver as maravilhosas obras da graça de Deus neste mundo! Como pode um homem caído no pecado andar com Deus? O evangelho atual desconhece o real significado da graça, porque a mensagem hoje foi instalada no mundo com o vigor humanista e não como a bíblia realmente explica. Devemos entender as operações da graça de Deus com o fato que em todas as épocas Deus sempre operou com a graça na salvação; tudo foi feito na obra do sangue do Cordeiro. Foi assim com Abel, Enoque, Noé e milhares de outros salvos. Sendo assim, o que ocorreu com Enoque foi o mesmo que aconteceu comigo, porquanto todos os salvos foram chamados na justiça salvadora de Deus, a fim de que homens pudessem andar com Ele neste mundo e viver com Ele na glória eterna. O que podemos entender sobre isso? Significa que o amor de Deus seguia seu rumo em chamar homens da morte para a vida.

       Prossigo para mostrar que o fato que um homem como Enoque andou com Deus é sem dúvida um marcante privilégio. Que sorte bendita! Que diferença temos dos nossos semelhantes marcados para serem atirados na perdição eterna? Não somos nós todos feitos do barro contaminado? O Oleiro não nos fez da mesma massa? (Romanos 9). Por que Ele me fez um vaso de honra, enquanto milhares foram feitos vasos de desonra? Sou eu melhor? Acordemos para o fato que sou eu, assim como Enoque um alvo da misericórdia que agiu livre e soberana em me chamar. Significa que se posso andar com Deus, o meu Senhor na escolha eterna me escolhendo em Cristo. Não foi minha decisão; não foi meu querer nem minha habilidade religiosa.

Tanto Enoque como eu éramos prontos para atirar ao pecado e a aceitar o  mundo de Caim. Éramos nas emoções prontos para festejar a festa mundana e a esperar deste mundo as boas novas de que caminhávamos para o paraíso do pecado. Nossa vontade estava subordinada à liderança do pai da mentira e dávamos às costas para Deus. Foi a graça que operou de tal maneira, que Enoque prontamente viu Noé fazendo a arca e pode considerar o juízo. Como escapar do juízo? A única forma de escapar foi correr para Deus e se apegar a Ele, a fim de ter a segurança pela fé no bondoso e compassivo Deus.

No meu caso, o que fazer? Quantas vezes ouvi a mensagem e recusei com coração endurecido obedecer o chamado santo! Por que posso agora andar com Deus, enquanto milhares desceram para o abismo. Não há dúvida que eu e Enoque somos provenientes do mesmo Adão caído. Mas a graça operou em mim, para que eu pudesse ouvir o chamado para pertencer a Ele. O mundo do tempo de Enoque foi notavelmente diferente do tempo de hoje, pois Deus mesmo diminui tremendamente a idade do homem. A marcante quantia de anos foi diminuída para o pouco tempo de vida que hoje tenho, porque estarei partindo deste mundo quando Enoque na minha idade estava apenas começando.

       Então, quero salientar aqui o tremendo privilégio que Enoque teve de ser chamado a andar com Deus, porque foi chamado. Lembremos bem que a graça opera em chamar os perdidos e condenados. Que maravilhosa bem-aventurança! De repente, eis que os olhos de um pobre pecador foram abertos e ele passou a ver o que não via antes. O homem no pecado é cego, surdo e mudo para Deus. Os avisos de juízo de Deus, bem como os sinais de misericórdia em absolutamente sequer fazem cócegas no homem do pecado. Ele marcha para o juízo eterno sem qualquer sentimento de temor. Mas quando a graça chama é milagre que acontece. A graça faz o homem inteiro ser despertado para Deus e tudo nele passa a funcionar. Como vemos isso? Vemos no fato que Enoque andou com Deus. Significa que abandonou o caminho do mundo e se achegou para se abrigar à sobra da compaixão de Deus. Ó amigo, corra do horror da ira de Deus e fuja para os braços de amor do Senhor Jesus!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: