quarta-feira, 15 de março de 2023

ENOQUE ANDOU COM DEUS (12)

 

“Enoque andou com Deus até que não foi mais visto, porque Deus o havia tomado” (Gênesis 5:24)

A GLÓRIA DE ANDAR COM DEUS: “Deus o tomou para Si

       Como podemos definir a glória de andar com Deus? Nada tem a ver com os fundamentos naturais, vistos nas emoções e no modo dos homens conceber isso. Não há como explicar isso, porque a mentalidade humana jamais chegará a essa experiência condicionada apenas ao crente. Com pode andar com um Deus que não posso ver e que esteja completamente distante das forças militantes da natureza carnal do homem? Será que podemos definir isso?

       Primeiro, é um tesouro jamais buscado por homens no pecado, nem sequer parte da iniciativa do homem natural. Como já dissemos tanto, o andar com Deus tem que partir do chamado Dele. Mas nós contamos com essa verdade em toda Escritura, porque lidamos com um Deus que antes da fundação do mundo escolheu seu povo em Cristo. Eis aí a verdade que expressa a real diferença. O que vemos desde o princípio é a graça operando num mundo mergulhado nas ameaças dos terrores do dilúvio e visto na arca que Noé estava construindo para a salvação da sua casa. Essa foi a mensagem.

       Em segundo lugar, será a fé embutida no coração do homem chamado que o fará andar com Deus. A fé bíblica não lida com as aparências, nem com os sentidos dos homens. A fé vê o invisível e é nisso que está real diferença. Enoque andou com Deus? Como? Pela fé! A vê Deus atuando em Sua graça e juízo, enquanto o mundo cego e levado nos braços do diabo só vê as aparências. O crente é assim, pois ninguém percebe que seus atos revelam que ele anda com Deus. A Sunamita de 2 Reis 4 percebeu que Eliseu era um homem de Deus, porque era ela uma crente, por isso, com o consentimento do seu marido, zelosamente preparou um quarto para ele.

Outro detalhe quanto a fé, ela faz real diferença da fé que o mundo afirma ter. Caim tinha fé? Claro que sim! Sua fé era efeito de seu coração endurecido, por isso preparou seu estilo de sacrifício que era contrário aos princípios de Deus e rejeitado pelos crentes. A fé bíblica opera de acordo com a vontade de Deus, por isso Abel ofereceu o sacrifício correto e foi aceito; Noé construiu a arca em obediência à ordem de Deus para a salvação da sua casa e Enoque andou com Deus, porque fugiu do mundo para buscar abrigo no Senhor.

A fé bíblica opera segundo os princípios da graça soberana, por esse fato a fé é um milagre que deixa o mundo perplexo e raivoso. Note a diferença com a fé natural, porque ela quer estar acima de Deus e insubmissa as Suas ordens. Vemos hoje o quanto a fé natural é sempre desobediente, carnal e jamais quer aprender de Deus e com Deus em Sua palavra.

Em terceiro lugar, andar com Deus é o chamado de Deus àqueles que Ele aprouve escolher na eternidade. Eis aí a luz vinda da eleição para brilhar num mundo de trevas, onde os homens mundanos seguem com prazer seu príncipe – satanás e expressam seu ódio contra Deus. Enquanto as vanglórias deste mundo estão em festa, sem perceber os perigos da ira vindoura, a graça mostra as glórias do céu na terra, chamando homens para andar com Deus. Veja como pegou satanás de forma surpreendente. Os juízos de Deus anunciam que Deus poderosamente vai destruir o homem da face da terra, mas de repente satanás perplexo vê que oito pessoas vão escaparão desse juízo, enquanto a raça é sepultada. Eis aí a verdade: O juízo faz o inferno abrir seus portais em baixo, enquanto a graça faz brilhar a vitória dos crentes, passando por cima do juízo.

Será que entendemos isso? Será que compreendemos que na salvação Deus está chamando homens quebrantados, arrependidos e confessos que querem andar com Ele? Eis aí um pouquinho do que podemos extrair da frase: “Enoque andou com Deus!”

Nenhum comentário: