segunda-feira, 17 de junho de 2019

O CLAMOR DOS ELEITOS (11 de 11)



“Por isso o juízo está longe de nós, e a justiça não nos alcança. Esperamos pela luz, e eis que há só trevas, esperamos pela claridade, mas andamos na escuridão” (Isaías 59:9-11)
O CLAMOR PELA AUSÊNCIA DE SOCORRO.
        Quero finalizar esta série de mensagens, tratando sobre o clamor dos eleitos. Na salvação o evangelho vem brilhar o caminho que o novo homem em Cristo tem pela frente. Enquanto estiver na escuridão, eis que nada o homem pode ver no que tange as coisas eternas; em todos os detalhes o homem no pecado é um cego; a única luz que  brilha perante seus olhos é vinda do pai da mentira, mostrando um mundo melhor, cheio de esperanças e de felicidades. Vemos essa perspectiva na multidão que nos cerca. Em Efésios Paulo trata sobre isso, chamando de “curso deste mundo”. Todos em Adão nasce nesse curso e são levados a acreditar que não há um paraíso melhor do que este sistema projetado por satanás.
        Na salvação tudo muda, pois o evangelho traz a luz do céu; o evangelho é a mensagem que diz: “Haja luz”! Quando isso ocorre o pecado passa a ver o que jamais viu; a lâmpada acesa da Palavra mostra agora o caminho certo, rumo ao destino certo. A visão do homem no pecado é apenas sonho; a visão da graça no homem salvo é a sólida Rocha onde ele pisa e pode andar. O mundo cria fantasias, vaidades e enche a alma de ilusão. O evangelho, entretanto enche a alma da realidade e sobriedade no viver. A luz do mundo é mentira; a luz do evangelho é realidade; o caminho para o céu é via certa, porque nosso Senhor abriu esse caminho para que os santos pudessem andar por ele.
        Quando brilha a luz do evangelho perante os olhos do perdido, eis que ele encontra a liberdade no andar no novo e vivo caminho. Que confiança há neste sistema mundano? Como podemos confiar no homem? Que divindade nos é mostrada neste sistema de vaidades? O mundo nos outorga documento para trilhar com certeza? O mundo apresenta uma divindade que se revelou? Claro que não! Na salvação é totalmente diferente, pois o caminho que o salvo trilha é de certeza, amor, liberdade, justiça, bondade, disciplina e poder da graça. É fácil trilhar o caminho ímpio deste mundo, porque ele é só descida; a multidão sente a facilidade e é apaixonada por essa avenida de sonhos. No caminho que sobe para o céu é difícil caminhar por ele, mas o crente sincero sabe onde obter graça para seguir firmemente rumo ao céu. O que o salvo não recebe nas orações? O que o salvo busca que não encontra na força da graça. Sempre vejo como os salvos em todo lugar clama ao Senhor dizendo: “Sê tu meu guia Cristo, sou medroso para andar sozinho pela escuridão!”
        No caminho largo rumo ao abismo, os homens não veem qualquer perigo. Mas é totalmente diferente o caminho que os salvos andam, porque agora eles veem que satanás se manifestou, aparecendo ele é, um inimigo de Deus e do povo de Deus. Agora os santos têm a espada do Espírito para ser empunhada no combate contra o mal; agora eles podem lutar pela verdade, justiça e santidade; agora eles se lançam na direção do Senhor em busca de força e poder.
        Finalmente, somente a mensagem do evangelho pode satisfazer os eleitos. Quando os homens são despertados para a verdade, é Deus quem está fazendo isso, ninguém mais pode. Só Deus pode fazer  um Saulo de Tarso cair, para ser erguido na graça; Só Deus pode abrir os olhos do cego, para que ele possa confessar perante os homens: “Eu era cego, mas agora vejo!”. A mentira será sempre mentira, mesmo que venha pintada de verdade. Os eleitos percebem a mentira e fogem dela; os eleitos clamam porque querem conhecer o Deus da salvação. É a solene mensagem da cruz que eles anseiam ouvir, porque sabem que Cristo veio buscar e salvar os perdidos!

Nenhum comentário: