quinta-feira, 6 de junho de 2019

A MENSAGEM DO FALSO MESTRE (10)


            
“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deem ouvidos às palavras dos profetas que profetizam entre vós e que vos enchem de falsas esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor. Dizem continuamente aos que me desprezam: “O Senhor disse: Vós tereis paz; e a todos os que andam segundo a dureza do seu coração dizem: Nenhum mal lhes sobrevirá” (JEREMIAS 23:16-22).
O LUGAR DA VERDADEIRA MENSAGEM: “Porque quem esteve no conselho do Senhor...”
        Enquanto a mensagem do falso mestre nada tem da verdade estribada no alicerce da palavra viva, a mensagem do fiel mensageiro provem da experiência da realidade da Palavra: “...viu e ouviu...”. Homens chamados à pregação sabem da seriedade da Palavra, porque atingiu seu próprio viver. Paulo pode dizer com firmeza: “Ai de mim se não pregar o evangelho”. Aqueles homens não brincavam de pregação; não viviam chamando a atenção para eles mesmos. Eles sabiam da responsabilidade que pesava sobre seus ombros; sabiam que eram porta-vozes de Deus aos homens pecadores e mortais. A mensagem que eles tinham valia mais do que a vida deles, por isso muitos foram presos, torturados e assassinados. Foi nesse espírito que Paulo partiu para a obra e até mesmo fez da prisão um lugar de púlpito para a pregação. Foi nesse espírito de fidelidade e ardente amor pelo seu povo que Estêvão encarou a oposição religiosa de Jerusalém para falar-lhe a verdade, mesmo custando sua própria vida.
        Também, o texto acima mostra o quanto a mensagem é entregue por Deus a um coração submisso e obediente: “...quem esteve atento... e a ela atendeu?”. Após ter negado o Senhor três vezes, Pedro voltou humilde e pronto a confessar a mediocridade do seu amor em relação ao Mestre. E ali aquele homem foi encarregado de pastorear o rebanho. Se houver um mensageiro orgulhoso, certamente Deus lidará com ele, até que ele se humilhe. Deus permitiu que Paulo ficasse cercado de problemas físicos, a fim de que Seu servo ficasse livre do orgulho. O orgulhoso corre à frente de Deus, enquanto o humilde para perante o Senhor para expor sua condição e incapacidade. Quem tomar a frente de Deus para pregar, quando Deus não o enviou, certamente terá a mesma missão que têm os falsos mestres.
        Qual é a mensagem que Deus entregou aos Seus servos? A resposta está no próprio texto de Jeremias 23: “Eis a tempestade do Senhor!...”. É exatamente isso o que sai da boca de Deus,  a fim de que Seus profetas proclamem? Claro! Os que são chamados à pregação devem levar a água que recebe, pois ela é pura e cristalina. A palavra de Deus não deve passar pelo nosso julgamento, somos nós que temos de ser julgados, antes de irmos à batalha. Qualquer sinalzinho de medo ou de descontrole emocional significa que não está pronto. Qualquer medo de perder amizades e posição, é sinal que não pode representar o Rei da glória. A mensagem de Deus não pode ser entendida como o mundo quer entender. Para entender o amor de Deus, o pregador deve saber acerca do furor de Deus. A mensagem dada trata do amor Dele, mas também trata do furor Dele: “Eis a tempestade do Senhor! O furor saiu...”.
        Ninguém saberá do amor de Deus, sem saber da Sua fúria, do terror, de uma santidade que foi ofendida por nós. O amor do Senhor só pode ser visto na cruz, onde Seu Filho foi pregado, mas antes disso tem uma lei que foi quebrada e que grita, xingando a todos de “Malditos!”. Afinal, a mensagem dos falsos mestres contem essas coisas? Não! O falso mestre é um humanista, ocupado colocar seus remédios nas feridas dos homens. O falso mestre pega as Escrituras e as torce, a fim de tirar todo conteúdo de “negativismo”, a fim de pegar o que ele acha que é bom para o povo. Mas na realidade, o falso mestre é cruel, egoísta e interesseiro. Não demora para que todos vejam quem é o elemento cheio do poder da mentira de satanás, capaz de induzir outros a maiores erros.

Nenhum comentário: