quarta-feira, 28 de junho de 2017

O AUTOR DA NOSSA FÉ (1)



                                    
“Olhando firmemente para o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:2).
INTRODUÇÃO:      
        Nestes dias maus, quando satanás tem lutado para difamar a verdade do evangelho; quando o homem é divinizado e colocado como poderoso e cheio de virtudes admiradas por Deus; quando vemos satanás preparando o palco mundanamente firme e estável para a chegada do seu anticristo; quando vemos elementos perversos e gananciosos tomando a bíblia como instrumento para seus atos iníquos; quando vemos a corrida desenfreada da apostasia e milhares se afastando das práticas santas da fé cristã, certamente é o momento para que tratemos de forma seguramente bíblica acerca da nossa fé. Judas declara em sua pequena carta que essa fé é santíssima.
        O texto em Hebreus 12:2 deixa bem claro que nosso Senhor é o Autor e consumador dessa fé e tal verdade vem nos ensinar que não somos nós mesmos aqueles que tomaram o passo de ir para Deus; que não fomos nós os crentes que nasceram e cresceram com essa fé virtual; que em lugar de fé havia nós todo equipamento no coração para, não somente descrer em Deus, como também para odiá-lo e desafia-lo com nossas práticas pecaminosas. Se nosso Senhor é o que diz o texto: “...Autor e Consumador da nossa fé...”, então devemos nos humilhar, porque nada foi visto em nós que agradasse a Deus; nada houve em nós para que interessássemos por Deus. Assim olharemos para o céu para saudarmos nosso Senhor como o modelo perfeito de Homem, o qual veio à terra para tomar posse de tudo a fim de nos conquistar para si. Foi sua fé que nos despertou; foi sua graça que abriu nossos olhos, a fim de que pudéssemos enxergar o que era impossível para nós, porquanto estávamos mortos em nossas misérias que escolhemos em Adão.
        O motivo para que conheçamos Cristo, o Autor da nossa fé é porque cremos que Ele como homem perfeito é o modelo da pura e genuína fé cristã. Ele como homem creu da forma que nós devemos crer; sua fé em nada compara à fé que os homens acreditam ter; não é a fé que os demônios têm (Tiago 1), nem tampouco aquela fé que faz os homens buscarem os bens e favores mundanos. Nosso Senhor creu para que pudéssemos crer no invisível, naquilo que é eterno. Ele creu para  que víssemos o Reino de Deus e assim parássemos de admirar o reino terreno e diabólico instalado aqui na queda. Então, se a fé que salva o homem não é produto da natureza depravada e abominável do homem, então, o povo eleito em tudo é beneficiado pela grande conquista do Filho de Deus ali na cruz.
        Realmente, o tema é humilhante para nossa natureza depravada, mas o fato é que toda mensagem da verdade revelada tem o propósito de humilhar o homem e de coloca-lo no lugar certo – no pó. Certamente o pecador humilhado e arrependido quer conhecer melhor seu Senhor e Salvador, visto que ele é o que é agora devido a triunfante obra da cruz. Eu nunca vi um verdadeiro crente se arrogar de que a fé que ele tem veio dele. Em tudo ele vê motivos para engrandecer o Senhor e atribuir toda glória a ele em todos os detalhes da salvação. Assim, sendo ele o autor da nossa fé, cremos que seu serviço foi uma “obra de arte”, apresentada agora perante o mundo, algo encantador, jamais visto nem criado pelo mundo. Não devemos nós conhecer esse majestoso ser? Não devemos nós nos humilhar perante esse conquistador de uma tão grande salvação?
        Minha esperança é que o tema venha encher os corações dos santos de humildade e de santa alegria. Que a nossa fé seja em nós a luz que arde em nosso ser, fazendo com que nosso coração vibre de alegria por sermos do Senhor para sempre; que saibamos assim quão necessitados somos dele em toda nossa maneira de viver.

Nenhum comentário: