quarta-feira, 28 de junho de 2017

MORTOS ESQUADRINHANDO AS ESCRITURAS (3)




“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas quem testificam de mim” (João 5:39,40).
QUANDO MORTOS ESQUADRINHAM A BÍBLIA: “Examinais as Escrituras...”
        Os homens mundanos, à semelhança dos judeus, também examinam as Escrituras. Milhares de pessoas não crentes possuem bíblias e não devemos ignorar o fato que a palavra de Deus é poderosa nela mesma para efetuar a salvação de milhares. Claro, cremos nessa verdade e louvamos ao Senhor porque ele é o Evangelista por excelência. Milhares têm se convertido com a leitura do livro de Deus e o Espírito Santo, conforme seus atos soberanos, tem feito coisas extraordinárias, atraindo pecadores à verdade. Aquele eunuco que na carruagem lia o livro de Isaías, realmente procurava conhecer quem era o Salvador, até que Deus enviou Filipe, a fim de mostrar a verdade acerca do sofrimento do Messias. Assim o Eunuco foi salvo e foi para sua cidade, cheio de júbilo. Isso significa que se alguém estiver examinando as Escrituras no intuito de conhecer o salvador e a salvação é porque tal pessoa não está morta, mas sim está viva.
        Mas por outro lado, se alguém examina a palavra como um morto, é porque quer conhecer aquilo que interessa aos mortos. Para aqueles que perecem em seus pecados eis que a palavra da verdade tem sido o instrumento que endurece corações; tem sido motivo para que milhares fiquem ainda mais arrogantes e perseguidores na luta contra a verdade. Quando homens e mulheres têm seus corações endurecidos; quando homens e mulheres estão marcados para perseverar em seus caminhos tortuosos e mentirosos, eis que eles estão prontos a utilizar as Escrituras, assim como faziam os judeus endurecidos nos dias de Jesus. O capítulo 5 inteiro é Jesus mostrando que os homens não podem estar vivos se não forem chamados pelo seu poder, da morte para a vida (5:24). Eles para Deus estão completamente mortos, mesmo que para nós pareçam vivos, porque os vemos andando, falando, pensando, trabalhando, etc.
        Os judeus eram religiosos mortos; eram mortos ambulantes, andando para as sinagogas, lendo a bíblia, aprendendo tudo da lei, conforme a mentalidade dos homens no pecado. Como mortos eles se interessavam pelas Escrituras, eram apegados àquilo que lhes era transmitido. Mas a verdade é que eles faziam tudo isso por que:
        1.     Eles procuravam meios nas Escrituras para criar suas idolatrias, por isso acharam em Abraão. O homem no pecado é profundamente idólatra, mesmo não tendo imagens de esculturas em sua casa e suas igrejas. A natureza corrompida fabrica seus ídolos no coração (Jeremias 17:9). Os grandes nomes da bíblia podem ser tomados para seus sistemas de cultos e de fé. Quando isso ocorre, o nome de Deus é tomado apenas como uma forma de encobrir suas práticas idólatras. Foi assim com os judeus, porque criam em Abraão, tomando-o como o pai mediador deles, aquele que foi para o Paraiso e que está lá para receber todos os judeus. Foi essa a surpresa que teve aquele judeu rico, que ao morrer acordou no inferno (Lucas 16).
        2.     Eles utilizavam as Escrituras, a fim de criar sistemas legalistas e assim promover suas maldades, acobertando-os com uma religião. E eles encontraram tudo isso na lei, tomando a leis eles a esmiuçavam, para criar aquilo que tanto agradava a carne, enchendo seus corações de justiça própria. Nosso Senhor confrontou especialmente os fariseus, porque eles faziam de sua religião um sistema que promovia orgulho próprio e endurecimento contra Deus.
        3.     Eles também utilizavam as Escrituras como um meio de encontrar um líder humano, a fim de solidificar suas crenças legalistas, praticar seus atos mundanos e carnais, assim como fizeram os judeus no deserto, querendo achar um capitão que os levasse de volta para o Egito. Por incrível que pareça os judeus encontraram Moisés, em quem eles punham a confiança. Em nada aqueles elementos diferiam do mundo com seu paganismo religioso, como sempre vemos ocorrendo neste sistema maligno e mentiroso.

Nenhum comentário: