quarta-feira, 17 de setembro de 2014

PECADO, JUSTIÇA E JUÍZO (9)



“...MENE: Contou Deus o teu reino e deu cabo dele. TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta. PERES: Dividido foi o teu reino e dado aos Medos e Persas” DANIEL 5:26-28
         QUANDO CHEGA A BALANÇA DA JUSTIÇA: “Pesado foste na balança...”
         Caro leitor preciso avançar um pouco na explicação da frase: “pesado foste na balança”. Mas sei que preciso ser o mais prático possível, sem quaisquer rodeios, pois eu sei o quanto a natureza maligna do homem gosta de buscar enfeites religiosos e até mesmo doutrinas bíblicas, mas quando é posta sob o sol do juízo então foge. Belsazar viveu toda sua vida e exerceu sua função de monarca da Babilônia sentindo-se bem e ignorando sua condição de um réu condenado, debaixo da Ira de Deus. Quando a sentença chegou seu coração estava como tão duro como diamante. Por essa razão, tudo o que o aviso de Deus fez foi elevar ainda mais sua soberba e mostrar que era apto para conceder honras e glórias para quem quisesse.
         Meu caro leitor, sem estar absolutamente revestido da perfeita justiça de Cristo o pecador se acha espiritualmente nu perante Deus e toda sua vergonha está sendo vista. Toda tentativa de se encobrir por meio de seus atos e obras, não passa de folhas de figueira. Cuidado, porque quanto mais seu coração fica obcecado pela soberba religiosa, ou mesmo pela posição que tem neste mundo, mais duro e obstinado o pecador fica. Suas glórias mundanas não passam de vanglórias; seu peso financeiro não passa de palha seca e tudo aquilo que parece ser benção e sucesso é apenas aparência, porque na ilusão do pecado o pobre ser enganado não ver que por baixo dele crepita as chamas do inferno. Eu sei o que satanás faz, pois espertamente ele faz com que os pecadores pensem que tem solo firme e estável onde ele pode andar e saltitar de prazer neste mundo. Não foi assim com Belsazar? Não pensou ele que a vida estava maravilhosamente bem? Até que o frágil solo foi quebrado e assim passou a tremer como vara verdade diante do fato que perante Deus o pecador não passa de ser uma inútil minhoca.
         Meu caro leitor, quero tocar seu coração! Almejo mexer em seus sentimentos com a Palavra de Deus! Quero usar a agulha da lei, a fim de que você sinta as dores do pecado! Quão salutar é para o homem quando se vê ofendido, pois a verdade da lei veio revelar que, de fato algo está errado. Este sistema mundano tem grande poder que enfeitiça os corações e faz os homens pensarem que é tudo maravilhas à frente. O sucesso encobre os perigos, assim como a morfina vem mitigar a dor. No pecado os homens não conseguem perceber qualquer sinal de ira, qualquer manifestação de terror eterno, porquanto caminham suavemente pelo lindo tapete da sua justiça própria. Há  uma casca que encobre a ferida da alma; seu barco está furado e ele não que há de afundar a qualquer momento. A função da justiça é promover paz, mas a paz dada aos pecadores pela justiça pervertida deste mundo funciona como um balão, pois faz os homens subirem às alturas, sem, contudo perceberem que vão se afundar no abismo.
         Ó caro leitor, a mensagem do evangelho chega para tirar todos os tropeços e armadilhas, colocadas ao longo do caminho. Este mundo está sob o domínio do enganador! Por essa razão quero mostrar as verdades conforme a Palavra de Deus que nos foi entregue; elas são do Deus que não pode mentir. A mensagem dirigida a Belsazar é a mensagem dirigida aos pecadores, porquanto a culpa é igual a todos (Romanos 3:23)! Quer cair no abismo, assim como Belsazar, por causa de um coração tão obstinado e revoltado contra Deus? Acha que Deus é injusto? Lembre bem que se Ele achegar ao seu coração, a fim de levar você ao arrependimento, Ele o faz por causa da Sua intensa compaixão, e não porque você qualquer merecimento. Por essa razão, a melhor atitude que um homem deve tomar perante a Palavra de Deus é arrepender-se urgentemente. Caso contrário há perigo grande e grave de que Deus poderá lhe entregar ao real embrutecimento e obstinação contra Ele até à morte!

Nenhum comentário: