sexta-feira, 12 de maio de 2023

GRANDE DESPERTAMENTO EM FACE DOS PERIGOS (14 de 15)


“Todavia estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias pelo teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em que eu me compraza na terra” (Salmo 73:23-25)

MANIFESTAÇÃO DA VERDADEIRA FELICIDADE E SANTIDADE: “não há outro...”

       Finalmente o que vemos na experiência de Asafe é que Deus lhe deu uma visão clara das verdades eternas e é exatamente sobre isso que precisamos saber. Se os crentes desviam da palavra de Deus, imediatamente eles se voltam para as vaidades tão fantasiosas deste mundo. Saiamos da visão eterna e da glória que há de vir e então seremos engolfados pelos sonhos nos quais vivem os mundanos, para que não vejam os perigos que lhes cercam. Ora, assim como fez com Asafe, nosso Deus quer nos livrar disso.

       Notemos que foi exatamente isso o que ocorreu no capítulo 6 de João, pois o Senhor estava passando lições eternas diante de pessoas que estavam interessadas que Jesus lhes daria um reino de abastança material aqui. Mas nosso Senhor cortou isso, mostrando que Seu ministério estava voltado às coisas eternas, que Ele veio dar vida aos mortos e que para isso foi que o Pai lhe enviou ao mundo. Assim que terminou de falar, logo os judeus simplesmente deram às costas, porque não queriam ouvir. O Senhor voltou-se para os doze e lhes disse: “Quereis vós também retirar?”. Mas, qual foi a resposta dos discípulos: Senhor, para onde iremos nós? Tu tens palavras de vida eterna”.

       Então, é sobre isso que vemos os interesses de Deus ao guiar Seu povo pela via rumo ao lar celestial. Veja como isso vai contra os interesses do evangelho moderno que direciona a multidão para aquilo buscar em Deus as comodidades oferecidas pelo mundo. O que nós os crentes precisamos? Não temos um Deus que sabiamente cuida de nós? Não temos um Deus que não nos deixa passar sem aquilo que precisamos. Veja se há algum crente que alguma vez passou fome? Veja como o Senhor se posiciona à frente de Asafe e mostra a glória que há de vir e como o mundo é paupérrimo e lixo quando comparado às maravilhas e perfeições da Nova Jerusalém.

       O que nosso Senhor realmente quer nos mostrar? Primeiramente, Ele mostra com clareza o amor inigualável Dele por nós. Somos chamados a deleitar Nele, ter prazer Nele e confiar que o amor Dele por nós nunca falha: “Não te deixarei, nunca, jamais te desampararei” (Hebreus 13:5). Ele faz isso do modo Dele e o que Ele requer de nós é que sejamos continuamente contritos. Quantas vezes reclamamos, choramos e resmungamos, achando que as coisas vão de mal a pior, sem perceber que estamos em pecado na vida e que para nos livrar disso o Senhor prepara seu “chicote de amor” para nos açoitar.

Outra lição que Deus quer nos ensina é que precisamos de maturidade para encarar tudo à luz daquilo que é espiritual. Nem sempre Deus está segurando nossa mão direita, pois precisamos deixar de ser meninos. Nem sempre Deus quer que fiquemos dependentes de outros para avançar. Ele nos solta para andarmos sozinhos, a fim de confiar somente Nele. A graça nos deu asas para voar às alturas e assim ficarmos pela fé mais distantes deste mundo. Então, Deus nos ensina a acionar nossas asas e avançarmos.

Amados peregrinos e forasteiros, nós fomos comprados por Ele e para Ele. Ele está acima de tudo; tudo passa mas Ele não. Prossigamos firmes na fé, mesmo tendo um mundo cada vez mais perigoso e cheio de promessas tentadoras Aquele que preservou Asafe de uma queda é o mesmo que cuidou de José na casa de Potifar e também na prisão. A graça não falha, ela não pode ser presa e nem se retrai ante as insinuações do mundo. Há um Deus de bondade que vai à frente, cuidando de cada detalhe de nossas vidas e com Sua misericórdia nos cerca, enquanto atravessarmos este vale da sombra da morte. E quando passarmos pelo vale de dores e solidão ele estará conosco e como bônus nos esperará para nos saudar com Sua visível presença na glória!

 

Nenhum comentário: