quarta-feira, 3 de maio de 2023

GRANDE DESPERTAMENTO EM FACE DOS PERIGOS (12)

 

“Todavia estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias pelo teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em que eu me compraza na terra” (Salmo 73:23-25)

MANIFESTAÇÃO DE ESPERANÇA E CONSAGRAÇÃO: “Quem tenho eu no céu...”

         Como a palavra de Deus é digna de nossas mais altas apreciações! Como todas as doutrinas são preciosamente unidas, sem haver quaisquer discrepâncias, e tanto no Velho quanto no Novo Testamento tudo está dizendo as mesmas verdades, tudo corroborando os fatos da tão grande salvação. Vemos isso na continuidade do assunto que o Salmista Asafe expõe no texto. Depois de um momento de terrível vacilação, aquele crente vai mostrando como foi que seu Deus lhe tratou com uma infinda paciência e bondade. E o mais importante aqui é que Asafe entendeu tudo com real clareza.

         Veja como ele teve a percepção da presença de Deus: “...tu me seguras pela minha mão direita”. Ele percebeu que o seu Deus não lhe havia deixado sozinho, que a presença invisível do Senhor estava continuamente lhe segurando pela mão, como um pai segura a mão do filho para proteger e guiar.

         Ele viu também que seu Deus era seu conselheiro: “Tu me guias pelo teu conselho...”. Que maravilhosa lição de como Deus conduz Seus filhos, guiando-os pelo caminho da justiça e ensinando como fugir dos perigos e como alcançar maturidade espiritual. Todo crente verdadeiro, especialmente quando está concentrado nos ensinos bíblicos, pode compreender esse andar com Deus em cada detalhe da vida, quando Deus sempre nos conduz para que sigamos Seus princípios que aprendemos em Sua palavra.

         Agora é o momento de passarmos para um patamar de maior glória, pois Asafe avança nas grandes descobertas da graça. Que amor maravilhoso do Senhor pelo Seu filho! Ali estava um frágil crente quase se derretendo em depressão ao ver o sucesso dos mundanos e seu aparente fracasso com crente. Ali estava a fé fraquejando ante as miragens mundanas. Mas o Senhor deu como que um puxão em Seu filho, a fim de livra-los dos perigos que envolvem este mundo perverso e que atrai a natureza carnal de um crente, a fim de cair nas armadilhas.

         Além de ver a forma segura, sábia e iluminadora do Senhor, Asafe vê que aquilo que ele achava que deveria ter no mundo, iria receber na glória: “Tu me guias pelo teu conselho e depois me recebes na glória”. Veja que visão tão ampliada que foi dada àquele crente! Notamos aqui que há como que uma luta intensa na caminhada cristã com provações, dificuldades e perigos ao derredor. Vejo o quanto os evangélicos modernos estão longe de compreender essas coisas. Para eles hoje tudo é festa, divertimentos, shows e atividades religiosas. Eles estão longe de compreender o que realmente significa a peregrinação do crente por este mundo até a chegada no lar eterno. Os evangélicos de hoje desconhecem o que significa a guerra contra satanás, o mundo e a carne e a razão disso é que o evangelho que tem sido apresentado a eles não é a verdade que procede da cruz.

         Mas a vida cristã que aqui parece ser tão ilusória devido os tremendos perigos e perseguições pelos quais passam os crentes, na realidade é uma escola da graça e cada crente sendo guiado, instruído e aperfeiçoado. A luz do evangelho moderno tão bem recebido hoje pela multidão tem a luz que vem do programa da nova era e bem habilitada pelo diabo. Os crentes, entretanto, recebem a luz que vem da cruz: “Certamente eu vou no caminho da cruz, com resolução andar”. Avançamos assim, sob a liderança do Guia perfeito, o qual nos conduz para algo perfeito que virá. Os santos, como Asafe já viram que o mundo passa, que todo sonho e vaidade somem com a morte. Veja a vida dos crentes na igreja aos Colossenses, porque é dito que todo serviço deles para Deus estava pautado no fato da esperança da glória. Eles sabiam que teria uma formatura de glória na eternidade.

Nenhum comentário: