quarta-feira, 31 de maio de 2023

GRANDE DESPERTAMENTO DIANTE DOS PERIGOS (13)


“Todavia estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias pelo teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em que eu me compraza na terra” (Salmo 73:23-25)

MANIFESTAÇÃO DE FÉ E CONSAGRAÇÃO: “Quem tenho eu no céu...”

       Vamos agora à parte final dos comentários acerca da incrível experiência vivida por Asafe, como Deus o livrou do terrível perigo de cair nas armadilhas deste mundo com suas ambições e prazeres que somem com o tempo. Vemos como logo o Senhor tomou Seu servo pela mão direita para livrá-lo dos perigos, foi conduzindo no amadurecimento, mostrando a direção que ele deveria tomar, seguindo Seus conselhos e no final recebe-lo na glória. Veja como o cristianismo mostra um avança na verdadeira prosperidade desde o pó até à perfeição na glória.

       De repente tudo mudou, pois Asafe passa a dar um vibrante testemunho daquilo que envolveu todo seu ser. Sua experiência foi marcante e não foi um sonho, ou uma visão que teve, ou mesmo algo que mexeu com suas emoções. Aquele homem tinha seus pés no chão, pois vivia na realidade do que era envolver-se com o sistema sacerdotal e com a presença santa de Deus. Asafe viu como o glorioso Senhor do santuário, o Deus que transmite temor e temor é um Deus gracioso, bondoso, paciente e benigno para com todos os Seus santos. Isso trouxe a Asafe um conceito de vida piedosa, porque passou a ver esta vida presente do ponto de vista da eternidade e é isso que muda tudo.

O que aconteceu? De repente tudo mudou. Sumiu o mundanismo e carnalidade e veio a visão de fé. Não é exatamente isso que deve envolver a vida dos crentes neste mundo? Não devemos nós voltar à palavra com avidez e temor, a fim de sabermos o que somos, a maneira com Deus lida conosco em Sua soberana vocação e como está nos preparando para a glória eterna? Amado leitor, estamos pisando num mundo que hoje penetrou basicamente em todos os detalhes da nossa vida secular, familiar, religiosa, emocional, mental e física. Em tudo vemos o invisível acusador nos cercando e tramando armadilhas para nos derrubar.

O que devemos fazer? Tem outra solução fora do livro sagrado que nos foi entregue? Quando nos debatemos diante da força ativa deste mundo que tenta nos corromper, quantas vezes corremos em busca de soluções carnais. O mundo secular hoje nos mostra que tem resposta na religião, na psicologia e noutras atividades de um mundo que jaz no maligno. Tenho visto como a palavra de Deus, se não for repudiada e desprezado como “pão vil e desprezível”, ela é usada para as superstições ou autoajuda.

Mas aprendemos com Asafe que a fé vê Deus como Ele é, como a glória e a razão de tudo, que fomos comprados por Ele e para Ele. Veja as palavras de Asafe: “Quem mais tenho eu no céu?...”. Notemos como ele, ao ver o amor, o cuidado, o zelo, o seu guia, amigo, confortador e muito mais, a conclusão foi: “Quem mais tenho eu no céu?...”.

Que conclusão piedosa! Não precisamos ver isso em nossos dias? Não é exatamente essa joia preciosa com o nome de “piedade” que devemos buscar? Não é verdade que faltam homens piedosos em nossos dias? (Salmo 12:1). É errado desejar o céu? Não! É errado querer ver nossos queridos que foram para lá? Não! É errado buscar as perfeições eternas, quando estivermos de posse de um corpo glorificado, longe de todos esses ditames do pecado e da dor? Claro que não! Mas tudo isso, toda essa diplomacia da graça se perde ante a glória desse Senhor e Salvador que se manifestou a nós pecadores. Ele veio ao mundo para nos comprar para Si mesmo. Ele veio e todo seu zeloso e infindo amor foi para mostrar o quanto o salvo é precioso para Ele e como Ele é precioso deve ser para o salvo. Foi essa verdade que tomou posse da vida de Paulo, de tal maneira que reconheceu que sua vida terrena não era mais preciosa do que conhecer a Cristo: “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21)

Nenhum comentário: