terça-feira, 30 de maio de 2023

GRANDE DESPERTAMENTO DIANTE DOS PERIGOS (15)

 

 

“Todavia estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias pelo teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em que eu me compraza na terra” (Salmo 73:23-25)

CONSCIÊNCIA DA LIDERANÇA FIEL DO SENHOR: “...me guias com o teu conselho e me recebes na glória”.

       Caro leitor, o texto no Salmo 73 mostra que Asafe passou pela experiência dramática das tentadoras ofertas de satanás. Especialmente no que tange as riquezas vemos que atrás disso onde o pai da mentira se esconde, mostrando linda paisagem de felicidade e glórias. As riquezas dizem ao coração do homem que o mundo será dele se tiver dinheiro. Foi isso o que dominou a vida de homens como Caim, Esaú, Acã e Geazi, Balaão e o discípulo de Eliseu, com amargas consequências. Veja bem que tais elementos Deus os entrega aos seus desejos, mas não é assim que Ele faz com Seus santos.

No texto vemos como Asafe entendeu quando disse: “...me guias com o teu conselho e me recebes na glória”. Ele compreendeu o que estava acontecendo, vendo a mão diretiva de Deus e seus conselhos, guiando Seu filho e servo pelo caminho correto do contentamento e da santidade, e percebeu que a perfeição e riqueza dada por Deus viria na glória. Veja como o Deus dos crentes age na vida de cada um deles. Aqui nesta vida Ele guia, protege, cuida, supre as suas necessidades, ensina e faz avançar num mundo perigoso e mortal, mas assim que o crente passa pelo vale da sombra da morte, seus olhos são abertos para ver seu Deus lhe recebendo na glória.

Note bem que aqui tudo parece ser sofrimentos, lutas, dificuldades, dores, etc. mas é o caminho pelo qual os santos percorrem. Muitos são bem sucedidos, mas sabem que tudo terá o fim. Os salvos devem saber que a glória não está aqui, mas sim após a morte. Eu mesmo presenciei o sofrimento da minha esposa, até que a morte chegou e a levou, para o sofrimento meu e de meus filhos. O normal é que filhos esperem a morte do pai, mas muitas vezes vemos pais em pranto sepultando um filho, como o caso de Jó, quando perdeu todos os filhos de uma vez (Jó 1).

Assim, a morte será a experiência dramática de que no mundo tudo é enganador. Foi isso o que nosso Senhor falou do mundo para Seus discípulos: “No mundo passais por aflições, mas tendes bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33). Estejamos certos que nosso Deus, por meio da Sua palavra inspirada nos dá a certeza de que não há contínua bonança na nossa peregrinação. Cuidemos porque quando paramos para admirar o mundo, imediatamente entramos num ambiente de sonhos e vaidades, o que é tremendamente perigoso para nós.

Com tanto sofrimento que passei, chorando quase sem parar com a morte da minha esposa, por outro lado foi um tempo que pude ver como este mundo passa. Todas as nossas ambições são desfeitas; todo plano de viver junto com a esposa até que ficássemos velhinhos, foi derretido na morte dela. Naquele mesmo ano três ou quatro pastores perderam suas esposa e Deus me mostrou o quanto Ele é soberano e faz o que faz para Sua glória e para nosso bem eterno.

Quando somos entregues à morte, Ele marca o encontro para nos receber: “...e depois me recebes na glória...”. Que bondade e ternura do Senhor! Notemos como Ele nos conduz de forma incansável para nos ensinar, proteger contra inimigos, e quando chega o momento final Ele está pronto para nos receber na glória. Nos guia aqui e nos recebe lá. Que interesse pelos Seus santos! Que amor inigualável! Que amigo fiel!  Os santos são recebidos na glória, e não nesta vanglória terrena. O melhor daqui é venenoso e o ponto final daqui é o abismo. Nosso Senhor não manda os anjos para nos receber, mas sim Ele mesmo vem calorosamente mostrar a entrada triunfante na Nova Jerusalém e a grande congregação dos remidos é vista numa felicidade jamais comparada.

Nenhum comentário: