sexta-feira, 8 de outubro de 2021

“O QUE PRODUZ A NATUREZA PECAMINOSA” (4)

                          

“Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo e andam falando mentiras; concebem o mal e dão à luz a iniquidade. Chocam ovos de áspide e tecem teias de aranha; o que comer os ovos dela morrerá; se um dos ovos é pisado, sai-lhe uma víbora” (Isaías 59:4,5)

VISTO SOCIALMENTE:  COMPLETA IGNORÂNCIA DA CONDENAÇÃO         MERECIDA: “Ninguém há que invoque a justiça com retidão...”

        Tenho mostrado no texto que todo problema do homem está no fato que não há justiça perfeita nele e não há como mudar isso; não há como tentar encobrir essa condição tão perigosa. Outro detalhe é que a situação se torna perigosa quando os homens não clamam por justiça, então a religião e o viver social tende a se tornar algo da aparência e não do coração. Não há perigo maior do quando os homens não veem sua condição de miséria perante Deus. Foi isso o que ocorria nos dias do profeta Isaías e é o que acontece em nossa sociedade. Devemos examinar rigorosamente essa situação.

        Vamos examinar essa situação, porque sabemos que toda verdade atrai outra verdade, assim como a mentira puxa outra mentira. A ausência de justiça fortifica o orgulho e multiplica a religiosidade falsa. Toda religião que não tem como fundamento a perfeita justiça que vem do evangelho (Romanos 1:17), há de fortalecer a soberba de forma interna. Já pude enfrentar isso várias vezes com falsos crentes, porque quando o homem se sente fortalecido religiosamente por fora ele vai parecer humilde e espiritual até que as aparências sejam arrancadas e a verdade aparece. O fato é que o evangelho da glória de Cristo desnuda o homem e revela o estado terrível do seu coração. Foi isso o que Jesus fez com os fariseus, porque aqueles homens por fora pareciam humildes e espirituais, até que o Senhor lhes mostrou quem eram eles, homens perigosos. Se quisermos ver as máscaras caindo e os homens revelando o estado hostil dos seus corações em relação a Deus, então é necessário expor a verdade do coração depravado.

        Mas é preciso que avancemos um pouco mais ao tratar desse assunto de vital importância para nossos dias. O que ocorre é que a ausência de justiça verdadeira não promove o bem espiritual dos homens. Sem a justiça certa o fundamento será defeituoso. Sem que os homens conheçam a justiça perfeita que há no Filho de Deus, não há como mudar o curso tortuoso do viver. O evangelho bíblico não produz mera aparência, atitudes de bondade e gestos fraternais. O evangelho da glória traz ao coração o temor do Senhor e com isso a verdadeira piedade será revelada. E o que falta hoje? Não está faltando homens e mulheres cujos corações foram transformados pela graça e que mostram reverência, obediência e culto a Deus? Ora, é exatamente essa a lição que desponta em Isaías 59. A falta de justiça revela o quanto os homens lutam para encobrir a condição de seus corações.

        Vou encerrar esta página para dizer o quanto a ausência da verdadeira justiça aumenta a perversidade contra o próximo. Quanto mais os homens encobrem as suas transgressões com aparência de piedade, mais eles tentam ser solidários nos relacionamentos. Mas não há meios de sermos úteis e cheios do verdadeiro amor se o coração não foi purificado e perdoado. O trato do homem é com Deus; foi Ele quem foi ofendido, blasfemado e suas leis foram transgredidas. Não tentemos passar por cima dessa verdade, porque seremos prejudiciais no tocante ao nosso próximo. Não vemos o que está acontecendo na sociedade? Quanta perversidade prossegue avançando e muitas práticas malignas são feitas até mesmo em nome de Jesus. Não é este o momento para que Deus volte com Sua graça e venha socorrer esta perversa geração?

Nenhum comentário: