quinta-feira, 7 de outubro de 2021

“O QUE PRODUZ A NATUREZA PECAMINOSA” (3)


“Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo e andam falando mentiras; concebem o mal e dão à luz a iniquidade. Chocam ovos de áspide e tecem teias de aranha; o que comer os ovos dela morrerá; se um dos ovos é pisado, sai-lhe uma víbora” (Isaías 59:4,5)

VISTO SOCIALMENTE:  COMPLETA IGNORÂNCIA DA CONDENAÇÃO         MERECIDA: “Ninguém há que invoque a justiça com retidão...”

        Lembremos que a pior situação que ocorre numa sociedade é quando não vemos invocação por justiça. Não refiro aqui a justiça social e política, porque a maior parte da população reclama da ausência de punição contra o ladrão, assassino e outras atividades pervertidas dos homens no mundo. Dou ênfase aqui ao fato que todo problema do homem é devido a ausência de justiça em relação a Deus. Foi assim com Israel e é assim em todo mundo. Outro fator importante a ser salientado aqui é que Deus sempre se ocupa com o homem no coração e sua desgraça no pecado. A falta de busca pela justiça é claro sinal de que Deus não está operando Sua misericórdia, mas sim Seu juízo no meio dos homens. Permita que eu seja mais claro. Estou dizendo que o maior sinal das bênçãos eternais no meio dos homens é quando vemos pessoas à busca da perfeita justiça. Na linguagem de Cristo conforme Mateus 5, é quando o homem tem sede e fome de justiça. Incrível, mas Deus enfatiza esse assunto no livro de Isaías.

        Por ser um assunto de tamanha importância, devemos examinar isso um pouco mais profundo. O que acontece numa sociedade quando os homens não clamam por justiça. Só tem uma resposta que creio ser adequada: os homens estão querendo expor entre os homens sinais de piedade e amor deslocados da justiça. Isso envolve religião, amizade, etc. entre outros assuntos que nada tem de valor e perpetuidade. Tomamos o exemplo bíblico de Israel nos dias de Isaías, porque eles tentavam ser religiosas, cantavam os salmos, davam ofertas e dízimos e eram socialmente felizes diante de tanta prosperidade, mas tudo isso sem o Deus de Israel. Se nos afastarmos do Deus da bíblia, imediatamente somos tomados pelas vaidades em todos os detalhes desta vida.

        Quero puxar o assunto para a vida hoje, especialmente na sociedade brasileira (não ficarei surpreso em saber que o mundo inteiro está assim). Nós estamos vivendo os dias mais terríveis em maldades, mentiras, corrupção, iniquidades e assombrosas maldades praticadas à luz clara. Diante de tantas desgraças, os homens e mulheres estão se sentindo bem. Eles estão cercados por vários tipos de religiões e cada uma diz que ama e quer a felicidade de todos. Mas ao examinarmos tudo isso vemos que não passa de mentirosos e aproveitadores. A religião nesta sociedade tão corrompida não é veiculada por justiça, mas sim por aparência. Os homens querem tudo hoje em nome de Deus. Eles querem prosperidade financeira, saúde, amizades e felicidades no pecado. Eles estão dispostos a galantear Deus através dos cultos emocionais que hoje fazem. Mas a verdade é que em nada disso vemos uma busca por justiça. Quanto mais aumenta a corrupção, mais os homens querem ser simpáticos uns com os outros e nada querem com confrontos com a verdade revelada na palavra. Eles querem em tudo convencer Deus de que eles são bondosos, adoradores e educados. Essa é a nova modalidade de religião inventada.

        Não estou dizendo que não têm os verdadeiros crentes, porque realmente eles estão presentes e se volvem para Deus e Sua Palavra. Mas são poucos. O evangelho tão humanista inventou um novo sistema de culto e os homens tentam esconder seus corações com uma religião inventada por eles. Faltam homens e mulheres que buscam justiça, que confessam sua condição terrível perante Deus.

Nenhum comentário: