terça-feira, 20 de julho de 2021

O QUE ESTÁ SOBRE VOCÊ?

 

            

“Quem crê no Filho tem a vida eterna, mas o que se mantem rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36)

INTRODUÇÃO.

        Caro leitor, como me sinto alegria em sempre retornar aos mesmos versos, porque sei o quanto eles estão cheios das verdades eternas. É como se espremesse uma fruta e que continuamente saísse saborosos e intermináveis sucos dela. Gosto muito de fazer sucos de laranja para nossas refeições aos domingos aqui em casa, mas sempre tenho que comprar novas frutas. No tocante a palavra de Deus, ela nunca é exaurida de suas bênçãos eternas, as quais os homens devem beber. Falar sobre a ira de Deus deve ser nossa satisfação, assim como é falar sobre o amor dele. Tudo está no mesmo nível de glória, tanto a ira como o amor de Deus. Aliás, os homens conhecerão a grandeza do amor do Senhor quando puderem conhecer as grandezas da Sua ira. Tudo neste mundo atual está sendo feito para que através das religiões modernas saibam apenas de amor, de que Deus ama. Mas é só isso. Mas tal ensino tende a diluir a glória do amor de Deus e funciona como amor conforme o mundo presume ser.

        À luz dessa verdade devemos olhar os acontecimentos neste mundo sempre do ponto de vista da ira de Deus. O que está sobre os homens? A ira ou o amor de Deus? É claro que os homens não toleram ouvir que estão sob a ira de Deus, em especial os homens desta era moderna. Os homens atuais presumem serem mais espertos, cultos e religiosos. Eles acreditam que têm todo recurso para fazer o que Deus quer. Mas, não devemos nós voltar sempre para a pureza e simplicidade da palavra? Claro. Olhe o que está acontecendo. O mundo mudou? Deus retirou Sua ira e o mundo atual, devido a “capacidade” do homem moderno, não está mais sofrendo os terrores advindos de um Deus irado contra a rebelião deles? Será que tudo agora é diferente, que vivemos a era dourada e que tudo agora caminha para um paraíso? Claro que não! Fujamos desses inúteis pensamentos e encaremos as verdades eternas, porque elas nos fazem pessoas sábias e capazes de julgar as coisas à luz da verdade.

        O texto de João mostra que tem um grupo de homens que estão debaixo do amor de Deus, porque eles possuem a vida que há no Filho de Deus: “Quem crê no Filho tem a vida eterna...”. Por outro lado tem outro grupo que está sob o furor da ira de Deus, devido ao fato que explicitamente eles revelam estar em plena rebeldia contra o Filho: “O que se mantém rebelde contra o Filho...”. Não há meio termo. Não há nenhum vestígio que o mundo melhorou, ou mesmo que paulatinamente esteja melhorando. O que a bíblia fala acerca dos homens é que, no pecado eles prosseguem de maldade para a maldade. Se por fora parecem mais simpáticos, religiosos, educados, cultos, ricos e cheio de habilidades, isso não esconde o fato que por dentro estão escondidos as tramas do velho homem em Adão.

        Tudo satanás faz para pintar os sepulcros por fora, a fim de que os homens pareçam melhores do que antes. Mas eles são os mesmos homens, como foram os do passado. Não perdemos a história conforme Deus narra. Os homens são os mesmos, atrevidos e revoltados contra Deus, por isso a ira de Deus está sobre eles. As coisas não melhoraram como os homens atuais pensam. Eles continuam trilhando o enfeitado caminho que os conduz à destruição. Assim, esta mensagem é para que todos investiguem para saber o que paira sobre suas cabeças: o amor de Deus ou a ira de Deus. Já preguei sobre esse texto, mas sei que é um ensino tão importante e crucial para nossos dias, que me atrevo a pregar nele mais uma vez.

        Que o Senhor seja glorificado em tudo isso; que os crentes sejam humildes e consagrados e que pecadores sejam atraídos pela graça para ouvir o chamado dessa tão grande salvação que tira o homem do estado amaldiçoante sob a ira de Deus.

Nenhum comentário: