quarta-feira, 28 de julho de 2021

O QUE ESTÁ SOBRE VOCÊ? (4)

         

“Quem crê no Filho tem a vida eterna, mas o que se mantem rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36)

        A SITUAÇÃO DO SALVO: “Não há mais condenação”

        O crente é aquele que continuamente crê, pois entrou nele pelo poder do Espírito esse princípio ativo da fé bíblica. Ele agora tem vida, a verdadeira vida que no texto mostra ser vida para sempre. A vida que há no Filho contrasta com a vida terrena e natural que o homem tem em Adão. Notemos como a linguagem espiritual vem com real clareza ao nosso entendimento. Falo isso porque muitos pensam que vida eterna é algo diferente, é tipo vivacidade. Mas vida é sinal de que antes havia morte. Para Deus o homem no pecado é destituído de vida. O homem no pecado não é reconhecido como tendo qualquer noção de vida ligada à vida que há em Cristo. O que ele tem é vida natural e Deus lida com o homem natural à luz da revelação natural e não espiritual. A revelação bíblica vem para que através da lei sua consciência seja abalada e sua culpa seja notória. Os homens naturais terão que comparecer perante o juízo divino, porquanto todos são culpados. O fato que alguém não é salvo não significa que está livre do juízo. O que explico aqui é que ele não é reconhecido na família de Deus por não possuir vida.

        É diferente no tocante aos salvos, porque este está sob o amor de Deus em Cristo (Romanos 8:39). São poderosas, além de belas as palavras da graça que descem sobre os santos como chuvas de bênçãos. Se negligenciarmos em escutar as doces verdades do amor da cruz, é certo que a culpa é nossa. Nosso Senhor deixou bem claro que Suas ovelhas estão poderosamente guardadas na Sua mão e a mão do Pai é posta também para fortalecer ainda mais a segurança dos salvos. O que temos diante de nós é que nenhuma das ovelhas há de perecer: “...jamais perecerão eternamente e ninguém as arrebatará da minha mão”. Se um mero homem como Davi pode proteger suas ovelhas contra leões e ursos, quanto mais os eleitos de Deus, os quais estão sob Seu constante cuidado.

        Seguindo esse santo e poderoso ensino da graça, nada mais de inimigos tem poder sobre os salvos. Lembramos bem que os projetos da eternidade no tocante à salvação do povo eleito foram feitos antes da existência do diabo e da entrada do pecado. Tudo foi feito no Filho e no intenso amor do Pai para com Ele. Os salvos foram envolvidos no mesmo amor porque foram achados graciosamente no Amado (Efésios 1:6 versão corrigida). Sendo assim todo pensamento, emoção e palavras que envolvem os temas da salvação foram na estrutura da eternidade. É impossível para satanás mexer com algo que jamais poderá ser desmanchado. Não estamos lidando com a corrupção do tempo e do mundo. Tudo aqui se desfaz, mas o elo do amor de Deus em Cristo pelo Seu povo é inquebrável.      Todo nosso problema é que curtimos o espírito corrompido deste presente século e assim começamos a duvidar do Senhor não ligando para Suas palavras. Vivemos hoje numa atmosfera dos encantos hedonistas e isso é perigoso para os crentes. Esquecemos de olhar para o fato que somos selados e guardados em Cristo para sempre. Hoje vivemos nos dias quando satanás nos persegue procurando arrancar nossa fé e assim nos tornar elementos inúteis no mundo. Satanás quer nos apagar e assim mostrar o quanto o que ele oferece parece ser mais romântico e belo do que as maravilhas eternas da graça. Fujamos do espírito desta época pervertida. Satanás enfeitou bem a via que leva ao inferno e encheu de luzes religiosas. Mas os salvos não precisam dessa atração; nossa fé nos induz a buscar sempre a rota simples e não atraente do caminho estreito. O caminho difícil da santidade e do nosso dever está perante a fé bíblica. O amor de Deus em Cristo por nós jamais apaga, mesmo que as nuvens parecem que encobriram o céu e que nós estamos desprezados. Amados irmãos, ainda não chegamos ao lar celestial, nossa família e a perfeição nos aguardam.

 “Peregrinando vou pelos montes e pelos vales sempre na luz”


Nenhum comentário: