quarta-feira, 28 de julho de 2021

“O PERIGO DA AVAREZA” (10 de 11)


“”E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui” Lucas 12:15-2

O EXEMPLO VIVO DE UM AVARENTO.

        Conforme a narrativa do Senhor no texto acima, o homem dono de um campo. era um homem esperto e sábio do ponto de vista mundano. Não percebemos os perigos da avareza por causa de um roubo, mas sim naquilo que aos olhos de todos parece ser legal. Onde está o perigo? O texto nos mostra, pois aquele rico olha para si mesmo, ele enxerga a vida do seu ponto de vista, dos seus interesses, como se ele fosse o dono de si e soberano em suas decisões próprias. Quanto perigo envolvem as almas na avareza! Encontramos muitos que são membros de igrejas, mas que tentam ser espertos como Ananias e Safira (Atos 5). O fato é que aquilo que nós não podemos ver, Deus vê e traz a lume na ocasião própria. Alguém me falou de um crente que jogou na loteria e ganhou o prêmio, mas o que ocorreu foi que aquilo se transformou em tremenda ruina em sua vida e em sua família.

        Todo problema começa assim, quando não reconhecemos que aquilo que temos ou que ambicionamos pertence a Deus. O homem rico da história de Lucas 12 olhou para si mesmo, considerou que tudo o que tinha veio dos seus esforços e esperteza. Ele não olhou para cima nem considerou a glória de Deus e o domínio Dele em tudo. Ele não prestou cultos ao Senhor naquilo que ganhara. A avareza é revelada nisso, porque tudo é feito à luz da vaidade, de um coração ambicioso por ter tudo no desejo de aproveitar a vida. Neste caso a glória sempre é retida para si mesmo. Notemos no Salmo 73 que o ímpio é visto cheio de arrogância, fumando seu charuto, por assim dizer e se pondo no alto, como que dizendo: “Eu ganhei, eu sou capaz e mostrou que é assim que vivo cheio de riquezas e que meu caminho é firme e cheio de venturas”. Normalmente vemos os avarentos olhando para os arrogantes que foram postos lá no alto das riquezas.

        Percebemos que a avareza é vista no fato que o avarento não glorifica a Deus. O avarento quer mais, é sempre ambicioso e se busca uma religião é porque ele quer os favores e bênçãos divinas para pautar seu caminho assim. Às vezes encontramos um avarento dizimista, mas ele o faz porque quer negociar com Deus; no fundo quer recompensas eternas e terrenas com aquilo que faz. O avarento sempre está pronto a brigar na igreja, lutar contra um pastor que lida com seus pecados. O avarento não tem um coração benigno, pronto a servir ao próximo na forma como Deus ordena; o avarento não depositou no altar, considerando que o que tem pertence a Deus. O avarento segue sua rota assim e se for solto cairá nas mais terríveis armadilhas criadas pelo mundo na arte da desonestidade.

        Lembremos sempre que o produzir com abundância sempre foi e será resultado da provisão divina.

Observemos a atitude de coração de um homem que desconhece a Soberania de Deus. Foi assim que Deus ensinou a Israel, disciplinando Seu povo a compartilhar das bênçãos materiais com os mais pobres. Quando o povo desobedecia a Deus com atividades perversas de um coração avarento, eis que a ruína logo chegava, com nações vizinhas chegando e saqueando tudo. No caso do homem rico narrado em Lucas 12 ele mostrou que agia exatamente como fazia Israel no Antigo Testamento. Corações contritos e quebrantados não agem sem sabedoria com seus bens. Homens crentes ricos não dão tudo o que têm para as pessoas. Eles consagraram o que possuem perante Deus, a fim de agir com sabedoria. Quando o Senhor salvou Zaqueu, eis que a avareza bateu retirada daquela vida, pois o homem salvo pode dizer que estava pronto a devolver quatro vezes mais, se porventura tivesse roubado de alguém.


Nenhum comentário: