quarta-feira, 21 de julho de 2021

O QUE ESTÁ SOBRE VOCÊ? (2)

,

        

“Quem crê no Filho tem a vida eterna, mas o que se mantem rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36)

        A SITUAÇÃO DO SALVO: “Não há mais condenação”

        Tendo introduzido o assunto, agora é o momento para que iniciemos mostrando que é fato consumado que os crentes estão debaixo do amor permanente de Deus. Em Romanos 8 Paulo fala sobre isso em todo aquele impressionante capítulo. Ele afirma no verso 39 que nada nos afastará do amor de Deus que está em Cristo. Creio que preciso lançar luz a um tema tão importante e que é joia preciosa para os crentes neste mundo. A cruz foi o começo de tudo no novo viver dos santos de Deus, porque ao vislumbrarem o Cordeiro que foi morto e que o sangue derramado ali foi o sangue da aliança, os crentes desfrutam das maravilhas eternas de um amor que jamais acabará: “Com amor eterno eu te amei” (Jeremias 31:3). Tudo isso são lições que ficam gravadas nos corações dos salvos e que eles utilizam como enfeites e como armas de guerra contra o mal.

        Voltemos ao texto para que analisemos de perto. Notemos que o texto afirma que não mais perigo algum para o que crê, pois diz que ele tem a vida eterna. Veja como ele é chamado de “crente”: “Quem crê no Filho tem...”. Chamo a atenção para o termo “crente” porque é exatamente isso o que diz no texto original. Em nossos dias tudo satanás tem feito para descartar a palavra “crente”, pois fizeram isso usando a palavra “evangélico”, a qual não é vista na bíblia. Ser “evangélico” significa que a pessoa está associada a qualquer religião que fala de Deus. Tudo isso cheira ecumenismo e mundanismo. Os salvos, entretanto são crentes em Cristo e isso faz grande diferença. Antigamente ser crente significava que a pessoa não era católico, nem espírita ou indiferente a qualquer religião. Ele era um batista ou presbiteriano, etc.

        Mas não vinculamos o termo “crente” a qualquer coisa que nos desligue da bíblia. Eu sou batista, mas creio no que os batistas sempre creram e nisso firmo minha fé. O termo “crê” no grego está no particípio presente ativo e isso deve ser levado em consideração por nós, porque ultimamente também há um evangelho que mostra uma fé que teve ação apenas no passado. Por exemplo, vemos muitos que dizem que são salvos porque um dia puseram a fé em Jesus e pronto, foram salvos. O que acontece é que essa fé ficou numa foto e posta entre os documentos. O viver doravante não tem qualquer significado para esta vida. Já conheci muitos que disseram que estão salvos, mas suas vidas estão marcadas pelo mundanismo, pelo amor à iniquidade da qual jamais se desprende. Muitos nunca conheceram o real arrependimento no viver, por isso guardam maldades praticadas no passado sem qualquer noção de contrição e real confissão. A fé que tais pessoas tiveram ficou no passado e eles guardam, achando que poderão entrar no céu naquele dia.

        Quanto perigo! Voltemos ao texto em João 3:36, porque o crer ali, no particípio presente ativo indica que o que um dia creu continua crendo. A fé não foi uma plantinha que nasceu e que logo murchou com o sol das provações. Na verdade podemos traduzir assim: “Aquele que continuamente crê...”. Ora, não estamos lidando com uma mera fé, porque a graça marca um encontro com a fé vibrante, a fé que vem do Autor da nossa fé. Ela parece pequenina e insignificante no começo, mas logo se manifesta como uma gigantesca árvore que foi plantada para dar fruto. A fé bíblica é poderosa fé que mostra alguém que foi tirado dentre os mortos e que nessa pessoa que creu tudo agora funciona. Agora tem os ouvidos para ouvir, olhos para ver, mente iluminada na verdade, emoções santificadas, mãos aptas para servir e pés prontos para trilhar a jornada da peregrinação.

        É exatamente isso o que vemos no texto de João 3. Não é mera fé, não é algo feito de plástico, mas sim do aço celestial. Os que têm vida eterna não se apagam ante as provações, porque eles realmente creem e esse “crê” é ouro que será provado no fogo. São esses que estão debaixo do amor de Deus e que por isso escaparam da ira vindoura.

Nenhum comentário: