segunda-feira, 28 de outubro de 2019

O QUE SIGNIFICA CRER EM JESUS? (6)


                              
“Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3:18).
O CRER VERDADEIRO
        O que significa crer em Jesus? Se deixarmos ser levados pelas ondas de engano, como estamos presenciando em nossos dias, certamente seremos envolvidos pelos misticismos e superstições da época. Satanás espertamente toma o nome para ludibriar o povo. O mundo se sente bem ao falar de Jesus, crê que ele ouve suas orações e envolve o nome do Senhor com seus ídolos. Essa sempre foi a tática do pai da mentira. Os termos bíblicos devem ser usados à luz dos ensinos da Palavra, se sairmos de lá certamente vamos nos perder nos emaranhados de um mundo perigoso e sutil. 
        Sem dúvida a fé que salva não é da natureza humana, porque nada de bom pode vir do homem. Ter fé salvadora é fazer o bem, e Paulo afirma em Romanos que não há quem faça o bem. Tomemos o texto de Efésios 2:8: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé e isto não vem de vós...”. Notemos que Paulo expõe a fé como um feito de Deus, juntamente com todos os outros elementos da graça. Todos aparecem num só pacote das grandiosas obras salvadoras. O que pode vir de um morto? O que temos nós para dar a Deus? Notemos os homens no pecado. Eles têm no íntimo um potencial de fé? Examinemos os judeus nos dias do Senhor na terra. Eles criam no Deus de Abraão, de Moisés e de outros elementos do Velho Testamento, mas a fé deles não passava de ser confiança no homem; eles vão inventar algum ídolo, a fim de por a confiança nele. Os judeus criam em Abraão, da mesma forma como no Velho Testamento criam na Rainha do céu (Jeremias 44); como criam num bezerro fabricado pelas mãos dos homens. Eles criam em Moisés, assim como estavam dispostos a adorá-lo, caso descobrissem a sepultura dele.
        A fé que crê em Jesus é a simples, mas poderosa fé, a qual é implantada no coração, por obra do Espírito Santo. O Autor da fé dos eleitos é Aquele que conquistou tudo na submissão ao Pai; a que o mundo pervertido tem não pode nem estará associada à fé santíssima. A fé salvadora eleva os santos à condição de soldados do Senhor. Eles não somente creem para serem salvos e entrarem no céu, eles creem para viver diariamente batalhando contra o mal e na santa dependência de Deus em suas vidas. A fé supersticiosa dos não salvos os mantem escravos, estultos e idólatras. A fé dos que são realmente crentes é sustentada na Palavra; ela renova suas forças na verdade; ela mantem seus músculos espirituais fortes, devido ao poder renovador da palavra; a luz da fé vem da verdade escrita, é como o sol, enquanto a fé inútil deste mundo não passa de mero palito de fósforo aceso em densa escuridão.
        A fé mundana não está associada ao Deus da bíblia. Nota-se que Dario, o rei da babilônia cria no Deus de Daniel, mas não era o mesmo crer daquele homem de Deus. Enquanto Daniel dormia entre os leões, o rei não conseguia dormir em seu palácio, com todas as honras ao seu dispor. Que resposta ele tinha? Era um fracassado e dominado por uma cúpula de elementos invejosos e por uma lei incapaz de julgar de verdade. Quais foram suas palavras para Daniel? “Que teu Deus te livre das garras dos leões”. Eis aí a turbulenta fé dos homens; ela reina bem na calmaria das trevas; ela ouve bem a voz sutil e enganadora do pai da mentira. Um Faraó tirano tinha fé, mas era a fé que desafiava Deus e na hora dos terrores tinha que apelar para Moisés e Arão: “Rogue ao teu Deus!”.
        Meu amigo, se seu coração se humilhou diante da verdade; se agora vê sua condição e a necessidade de um salvador que venha livrar você deste mundo e do castigo eterno é porque já brotou a fé verdadeira em teu coração. “Se com tua boca confessares a Jesus...” (Romanos 10:9)

Nenhum comentário: