sexta-feira, 4 de outubro de 2019

A TREMENDA GUERRA DO ÍMPIO (2)



“Mas os ímpios são como o mar agitado, que não se pode aquietar; cujas águas lançam de si lama e Iodo. Para os ímpios, diz o meu Deus, não há paz” (ISAÍAS 57:20,21)
CONHECENDO OS ÍMPIOS NO ÍNTIMO:       Mas os ímpios são     como o mar agitado...”
        Já pude introduzir o assim, por isso agora entraremos em nossos comentários acerca do texto lido. Não fosse as revelações de Deus por meio da Sua Palavra, jamais poderíamos entrar nesse recinto secreto e escuro do coração humano. Em Jeremias 17 é dito ali que enganoso e o coração do homem e nós os crentes devemos aprender melhor acerca dessa verdade dita a nosso respeito. Não somente é enganoso nosso coração, como também somos levados por esse engano. Nosso Senhor enfrentou os arrogantes e hipócritas fariseus, para mostrar-lhes o quanto eles eram espertos em enganar o povo nas atividades religiosas. Mas por outro lado o Senhor estava mostrando também o quanto o povo era facilmente conduzido pelos lábios maliciosos desses elementos. O que há no ímpio? Nós sempre olhamos os homens do lado de fora; encaramos a beleza externa da casa ou consideramos a humildade por fora, mas o grande Deus afirma o que no texto? “Mas os ímpios são como o mar agitado...”.        Tomemos esse texto como luz para invadir o coração do homem no pecado; que tomemos esse farolete da revelação bíblica, a fim de entrarmos nessa caverna de horror. O que há lá dentro? Há silêncio? Não! Há um constante barulho, como acontece com as ondas do mar. O que está havendo ali? Respondo que ali há um tremendo conflito no íntimo do ímpio e para ele isso é normal. Olhemos o ímpio por fora, porque o que acontece lá dentro ele tenta contornar por fora, mas é tudo vão. Por fora ele vai dizer que crê em Deus, que está sendo abençoado; ele sorri, tem amigos e se diverte, etc., mas o problema Deus mostra lá dentro. Não há luz dentro dele; há uma turbulência lá, porque ele não tem consigo a paz que invade a alma numa confiança absoluta em Deus. A ausência do Deus vivo lá dentro é mostrada pelo fato que a luz da verdade não entrou ali e ele não quer essa luz. Não foi assim com Caim? Não é verdade que ele fugiu do confronto com a verdade, eliminando seu próprio irmão?
        Há no ímpio uma tremenda insegurança. O pecado habita no íntimo dele e como o pecado é enganador, ele será levado a viver continuamente enganado. Hoje ele se sente bem; hoje pode dizer que está sendo abençoado em todos os sentidos materiais desta vida. O pecado no íntimo conduz o ímpio numa expectativa de um mundo melhor e ele sempre é alimentado com essa esperança. O ímpio muitas vezes se sente bem porque alguma luz externa lhe dá sensação de segurança devido a presença de algum crente. Potifar sentiu-se seguro em sua casa, porque viu que, por causa de José Deus estava abençoando tudo ali (Gênesis 39). José era uma espécie de candeia iluminando um lugar escuro e isso fazia com que Potifar descansasse na regência de José.
        Notemos bem que houve uma luz externa que pudesse dar suporte àquele homem. Faraó estaria em apuros em seu governo se não fosse Deus intervindo através de José (Gênesis 40). Como um homem ímpio pode lidar com os açoites que vêm sobre este mundo? Tudo irá bem para o ímpio enquanto a vida segue sua normalidade e isso dá a ele esse sentido de segurança. Mas não desfaz o problema do coração. A vida do ímpio, sem que ele perceba é levada aqui por Deus, mas assim que Deus tira o conforto, eis que logo a agitação aparece, revelando os segredos do coração do homem. Onde o homem poderá apoiar-se, quando Deus remover seu conforto?
        A verdadeira base deve estar no coração e não houver no íntimo uma real confiança, logo tudo por fora resultará em conflito externo. Não há luz externa que possa controlar um coração em trevas. Mesmo tendo toda luz externa, Judas não deixou sua ousada e enganosa busca pelos seus interesses terrenos, em ter uma vida melhor aqui. Quão enganoso é o coração do homem!

Nenhum comentário: