sexta-feira, 18 de outubro de 2019

O QUE SIGNIFICA CRER EM JESUS? (4)


                        
“Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3:18).
O CRER DA NATUREZA HUMANA
        Já sabemos o quanto a natureza humana é esperta. Os homens no pecado tentam ludibriar o próprio Deus, pois estão sempre dizendo: “cremos, cremos em Deus”. Não foi assim com os rebeldes israelitas? Pois viram a mão de Deus operando de forma poderosa no Egito, arrancando-os daquela fornalha de ferro, a fim de leva-los com sabedoria, poder, bondade e segurança à terra prometida. Mas não demorou em que eles mostrassem o que estava gravado em seus corações dissolutos e rebeldes. Várias vezes grupos se erguiam contra Deus, contra Sua liderança, contra Sua provisão e assim querendo voltar para o Egito.
        Ora, nós somos assim e não há nos crentes qualquer motivo que os leve a sentir orgulhosos, achando que temos mais vantagens. Quantas vezes ofendemos a Deus, não crendo em Sua provisão! Quantas vezes somos açoitados pela disciplina de amor de um Pai bondoso! Estamos sempre perante tantas promessas, mas não cremos nelas, por isso é preciso que Deus nos faça passar por duras provações, a fim de nos ensinar a viver, obedecer e trilhar rumo à maturidade. Com os santos Deus sempre agiu e agirá assim. Enquanto fez Esaú prosperar materialmente, com Jacó Ele fez que descesse com a família para o Egito. Notemos a atitude de Tomé. Não andou tanto tempo com o Senhor? E agora mostrava sua disposição em não crer naquilo que fora ensinado, que o Senhor seria crucificado e ressuscitaria ao terceiro dia. Ele creu nessa verdade? Não! (João 20:28,29).
        Também, a natureza humana, tão rebelde, segue a Deus sob o impulso paternal. Talvez na história de Israel não houve um rei que mais causou surpresa ao povo de que Joás (2 Crônicas 24). Ele foi realmente criado sob o comando de um homem piedoso, Joiada. Quando assumiu o trono, ainda novo, pareceu que seria um poderoso líder espiritual e haveriam bênçãos de um homem de Deus sobre a nação. Mas, assim que Joiada saiu do cenário pela morte, então Joás mostrou quem de fato era ele, um lobo que estava enjaulado. Quantos filhos de crentes parecem fieis enquanto estão sob o cuidado dos pais, mas assim que se sentem livres, então rebelam e vão o tão ambicionado mundo, conforme anelava seus corações. Eles afirmam que creem, porém não é o crer vindo da Palavra e operado no coração pela palavra.
        Também, a natureza crê por interesses. Muitos olham a religião cristã como fonte de recursos materiais, assim como Esaú queria a bênção da primogenitura, porque queria granjear riquezas. Quando o servo de Abraão, Eliezer apareceu com joias, ouro e prata, então Labão pode dizer para ele: “Entre bendito do Senhor!”. Os homens sempre foram assim, porque buscam Deus com esses interesses. Em nossos dias vemos isso em abundância. A doutrina da prosperidade poderosa e conquista milhões. Hoje as bênçãos são contadas por quantas “moedas” caem do céu em nossas mãos. O mundo hoje vem a nós cheio de luxos e confortos; há um grande anseio por viagens, comidas, carros, amizades, cinemas, festas entre outras coisas. Muitos abrem a boca para confessar Jesus, mas estribados em sonhos de uma vida melhor aqui. 
        Não foi assim nos dias de Isaías? O povo de Israel parecia muito espiritual, mas eles lutavam para dizer que estavam indo bem; que eram adoradores; que amavam Deus; que estavam dispostos a ofertar, cantar, trazer seus sacrifícios e realizar suas festas. Mas foi nessa euforia contagiante que Deus mostrou o quanto eles estavam distantes; o quanto tinham seus corações carregados de iniquidade e que precisavam ser purificados. Deus chama tais pessoas individualmente à conversão sincera, de coração a Ele, para que sejam salvos, crendo de todo coração em Seu Filho.

Nenhum comentário: