segunda-feira, 21 de novembro de 2011

“QUEM SÃO OS VERDADEIROS CRENTES” (13) o modo de vida "...crucificaram a carne..." (conti.)



                   E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”. (Gálatas 5:24).
O MODO DE VIDA (cont.): “...crucificaram a carne...”
         Prezado leitor, minha tarefa hoje consiste em mostrar o que realmente significa a declaração de Paulo a respeito dos que são de Cristo. É dito que eles “...crucificaram a carne...”. Estou certo que meu Senhor me fortalecerá em Sua graça para que eu possa transmitir a verdade como exatamente está escrito.
         Não é uma tarefa fácil explicar como é que o verdadeiro crente procede em relação a carne. Mas creio que meus leitores puderam perceber que há uma nova força, a força da graça no homem interior. Os verdadeiros crentes caminham numa jornada triunfante, porque tudo foi conquistado para eles na cruz. Eles já são os triunfantes na jornada! Eles não estão andando e enfrentando a carne para saber se realmente terão vitória. Eles enfrentam a carne como vencedores, porquanto o triunfo já foi obtido na cruz. Eles estão em Cristo e Cristo está neles. É um relacionamento eterno, proveniente de um amor eterno, imutável e que caminha para a perfeita glória que há de vir.
         Fica claro aqui que os verdadeiros crentes carregam consigo a natureza carnal, por esse fato é que lutam bravamente. Parece um paradoxo o viver do crente, porquanto constantemente vemos muitos dos santos paralisados e aparentemente derrotados quando passam por circunstâncias difíceis. Mas isso não significa que houve uma diminuição da vitória da cruz. A realidade triunfante da cruz é imutável e irrevogável e as constantes ameaças à fé jamais subjugarão os crentes. Quando tudo parece derrota e que a fé está esmagada, ela se ergue da cinza e do desespero para atingir as alturas da liberdade cristã.
         Caro leitor, não há passividade no viver vitorioso, os santos são ativos na luta contra o mal. Assim como paramos num posto de combustível a fim de abastecer nosso veículo e usá-lo para nos locomover, assim também os verdadeiros crentes agem. Constantemente recorrem a Palavra no objetivo de abastecer da fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos (Judas 2). A força agora é do novo homem em Cristo, habilitado no coração, habitado pelo Espírito para encarar o crescimento na graça e exibir ao mundo as maravilhas dessa conquista da cruz. Certamente, o viver dos verdadeiros crentes mostra que o mundo, com a liderança de seu príncipe está caminhando para seu final e a destruição que certamente virá.
         Mas ampliemos esse ensino tão precioso e tão oportuno numa época tão carregada de engano religioso, tentativa de satanás de causar confusão. O que realmente significa a frase: “...crucificaram a carne...”? Percebamos como a vitória da cruz e na cruz é a plena demonstração ao mundo que é a partir dali que realmente o homem passa a ser homem e como as coisas funcionam da maneira correta. É a partir da cruz que a justiça aparece, a verdade brilha, a santidade traz a alegria, a felicidade eterna retorna, Cristo é glorificado e o reino de satanás é denunciado, anunciando ao mundo que Cristo voltará e destruirá para sempre este mundo e que reinará eternamente!
         Então, diante desses fatos digo e afirmo que a  a crucificação condena as aparências de liberdade deste mundo e conduz o homem ao verdadeiro significado de liberdade. O engano do pecado está sempre declarando aos homens que há liberdade no pecado. Os homens no pecado não conseguem ver que seus braços estão algemados, seus pés agrilhoados, suas bocas trancadas, a fim de que todo ser do homem seja equipado e ocupado para o pecado. As multidões não conseguem ver que estão andando como escravas; não percebem que estão sendo ludibriadas e induzidas pelo pai da mentira e que toda essa euforia é apenas momentânea. A sensação de bem-estar impede que homens e mulheres vejam que estão caminhando para o juízo eterno e aterrorizante que paira sobre suas cabeças.

Nenhum comentário: