domingo, 20 de novembro de 2011

AVISO DE DEUS AO SEU POVO



“Escolheram-se deuses novos; então, a guerra estava às portas...” Juízes 5:8

                Que preciosa lição recebemos neste cântico de Débora! Ela não se manifestou para liderar a nação, mas sim para estimular os líderes a ter coragem e confiança em Deus para enfrentar os inimigos. Débora foi erguida por Deus como se fosse uma mãe para a nação de Israel (verso 7) que estava sem liderança espiritual, vivendo longe de Deus, carregada de idolatria, e como resultado sofrendo castigo terrível de ser um povo escravo das nações pagãs. 
                No verso 8 Débora mostra a razão porque Israel estava passando pela angústia da guerra: “Escolheram-se deuses novos; então, a guerra estava às portas...”. Afinal, o Deus de Israel havia comunicado tal verdade para a nação por meio de Moisés, advertindo o povo para fugir da idolatria se é queria ser um povo próspero e triunfante. As mortes, guerras, fomes e outras coisas indesejáveis cairiam sobre a nação se o povo de Deus se afastasse do Senhor seu bondoso Deus para buscar os ídolos, o que de fato aconteceu com Israel.
                Será que a igreja do Senhor está isenta disso? Nunca! É fato que a igreja não se acha debaixo da lei, mas sim da Graça, mas a Graça nunca foi nem será base para que o povo de Deus venha a ser causa de escândalo para o Nome do Senhor neste mundo. Quando o povo de Deus se esquece do Senhor e se afasta da Sua Palavra, a tendência é misturar com a idolatria proveniente deste mundo maligno.
                O povo de Deus está neste mundo para proclamar as virtudes daquele que chamou esse povo das trevas para a Sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Quando a igreja ignora isso e passa a fazer parte do mundo e o mundo passa a ser parte integrante da igreja, que tragédia! O que podemos esperar senão a ação punitiva de Deus no meio do Seu povo para limpar e purificar a igreja. E ele o faz de que maneira? Ele permite que os perversos se fortaleçam e tragam o indesejável terror.
                Que o Senhor tenha misericórdia do Seu povo! Vemos hoje um grande afastamento da Palavra de Deus, da verdade eterna revelada, da justiça eterna despontada no verdadeiro evangelho, do caráter genuinamente santo do caminho pelo qual andam os verdadeiros crentes. Abandonaram o Deus da Bíblia e aceitaram os deuses fabricados pelo maligno coração do homem natural e introduziram um verdadeiro culto a baal. O que vai acontecer? “Escolheram-se deuses novos”. Haverá juízo inevitável. A única maneira de escapar é humilhação e um regresso de coração à Palavra Eterna.

Nenhum comentário: