terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O AMOR DE CRISTO PELA SUA NOIVA (21)

“...ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz. Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o Seol; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor. As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá-lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado” (Cantares 8:5-7).

O ZELO DO AMOR DO ESPOSO (continuação):

        Prezado leitor, que grande responsabilidade tem o crente com um viver de santidade! O noivo amado ordena: “Põe-me como selo sobre o teu coração...”. Fica assim desfeito todo orgulho e qualquer desejo de viver conforme nossa vontade carnal. No amor do Senhor devemos viver ocultos! Abriguemo-nos nesse esconderijo eterno! Refugiemo-nos nessa fortaleza onde abrigados estaremos de todo ataque inimigo desferido contra nós. Não há lugar na vida cristã para pessoas, cujos corações não foram quebrantados e o eu não foi esmagado pela verdade do evangelho. Agora não há mais lugar para outro, a não ser o Rei da glória liderar minha vida, ser Ele o selo sobre meu coração!
        Notemos bem que é exatamente isso o que Paulo ensina em Gálatas 2. Judaizantes adentraram nas igrejas da Galácia e levaram consigo as heréticas práticas legalistas e mentirosas, a fim de desviarem os santos da gloriosa verdade da salvação pela graça. Paulo não hesitou em entrar com sua autoridade apostólica e mostrou a verdade que a lei não tinha mais lugar nas vidas dos crentes com a crucificação de Cristo. Ele mostra que a morte de Cristo é a morte dos santos e que todos os salvos estão escondidos em Cristo.
        Quando ele diz: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim...”, o apóstolo aos gentios está mostrando na prática que Cristo é agora o selo em seu coração. Paulo havia morrido para a lei, o mundo e a carne.
Prosseguindo afirmo com toda firmeza de convicção bíblica que a conversão sincera dá início a essa verdade prática no viver do salvo. Quando um homem reconhece sua miséria, culpa, escravidão e condenação, não restam dúvidas que tal pessoa se submeterá ao senhorio de Cristo no viver. É impossível ser um autêntico crente e manter-se rebelde, presunçoso e desafiando a Deus no viver. Cristo chama homens e mulheres que mediante o arrependimento e conversão passam a agir como seus discípulos.
        Obviamente, os verdadeiros crentes carregam consigo até a morte uma natureza carnal, corrompida e lutam continuamente contra a maldade dos desejos carnais enquanto aqui viverem (Romanos 8:13). Mas eles submetem ao Senhor justamente porque anelam vencer e crescer na graça. Os que caminham rumo ao céu reconhecem que estão cercados de vis inimigos, por isso tomam para si as armas da verdade, da justiça, da retidão, da oração e da fé e ousam enfrentar, no poder da graça toda oposição contra Deus.
Amigo leitor, como essa frase em Cantares é tão reveladora! Quem realmente ama a verdade e leva a Palavra de Deus com seriedade, certamente age como abelhas que sugam o néctar das flores. São como soldados que entram no arsenal para tomar as armas para o combate. Não há lugar para ignorância na vida de qualquer crente, porque o grande e maravilhoso Noivo celestial é impressionantemente comunicativo, por isso, quem tem ouvidos para ouvir, ouça!
        Leitor amigo, você é um crente conforme o padrão bíblico? Essa frase de Cantares é o Senhor falando em seu coração? É uma voz suave e meiga falando a uma alma que um dia Ele conquistou para Si mesmo? Cristo é o selo em seu coração, ou Ele está fora? Quem está regendo seu viver, Ele ou o príncipe das trevas? Seja corajoso e enfrente essa verdade, porque sua maneira de viver prova quem você é. Não tem como enganar Deus! Toda e qualquer manipulação é enganar e mentir contra você mesmo.

Nenhum comentário: