segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O AMOR DE CRISTO PELA SUA NOIVA (20)

“...ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz. Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o Seol; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor. As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá-lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado” (Cantares 8:5-7).

O ZELO DO AMOR DO ESPOSO (continuação):

       Amigo leitor, a frase: “Põe-me como selo sobre o teu coração...” é a solicitação do amor do noivo. Cristo ama Sua igreja e provou isso quando se negou a Si mesmo e se entregou na cruz para santificá-la e tomá-la para Ele mesmo. Agora é dever de cada crente ser santo, separado exclusivamente para Seu Senhor. Como é que fazemos isso? Não pode ser algo mecânico e carnal; não pode ser uma decisão baseada em tradição ou na aparência. A resposta está nessa impressionante frase: “Põe-me como selo sobre o teu coração...”. É nosso dever examinar com precisão e tomar para nossas vidas o tão precioso ensino que o Espírito de Deus comunica a nós.
       Primeiramente vemos como a força do amor de Cristo sobrepuja tudo. O amor de Deus pelo Seu povo é suficiente nele mesmo, tendo tudo para suprir cada crente de toda proteção, cuidado, afeto, livramento e felicidade. Todo nosso problema jaz no fato que não conhecemos nosso Senhor; nossa ignorância da graça faz com que corramos em busca de provisões mundanas e perigosas. O amoroso pede tão somente que cada crente coloque o Senhor como selo sobre o seu coração.
       Em segundo lugar, nosso Senhor mostra exatamente onde o selo deve aparecer: No coração. Deus comunica com o coração, porque o verdadeiro homem está no coração. Cristo salientou essa verdade aos Seus discípulos quando afirmou: “É do coração que procedem os maus desígnios...” (Marcos 7:21). Como satanás luta para esconder isso dos homens em nossos dias! O evangelho moderno, tão astuto e ganancioso lida com as multidões na aparência, nas emoções ou obscurecendo as mentes. A Palavra de Deus, entretanto lida com o coração: “Se com tua boca confessares... e com o teu coração creres...” (Romanos 10:9).
       O verdadeiro crente é aquele que foi descoberto no coração. Ninguém é visto por Deus como crente por causa da roupa que veste, ou qualquer atitude semelhante. O crente é aquele que foi a Cristo um dia na base de confissão. Eis a norma estabelecida pela Palavra de Deus para os pecadores que almejam encontrar a salvação: “Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo...” (1João 1:9). Quando o coração do homem é transformado, todo ser começa a sentir a metamorfose de dentro para fora (Romanos 12:2). Quando não, tudo é voltado à aparência, movido por entretenimentos, mas a carnalidade, amor ao mundo e a idolatria continua dominando no íntimo.
       Amigo leitor é incrível a verdade que aparece nessa frase: “Põe-me como selo sobre o teu coração...”. Cristo é o selo! O Selo sempre aparece, nós ficamos escondidos, ocultos. É extremamente perigoso para os crentes quando ficam expostos ao mundo e às suas paixões ardentes. Eis aí a presença do Senhor postado exatamente na entrada do coração! O grande Senhor! O grande General! O grande conquistador dos eleitos! Aquele que não dorme jamais! O guarda de Israel! Ele é o Selo, a Sua igreja está escondida Nele, guardada Nele!
       Essa verdade é prática e cheia de glória! Ele toma a frente do Seu povo! Ele mesmo é a poderosa presença contra os atrozes e cruéis inimigos! Como é que o crente coloca esse Selo em seu coração? Só tem uma resposta: Humilde dependência Dele! A bíblia inteira nos conclama a viver assim: “Sujeitai-vos, pois a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).
       Você leitor é um genuíno crente? Conheceu a verdade do evangelho da glória de Cristo em seu coração? O Senhor tem sido o selo em seu coração?

Nenhum comentário: