domingo, 11 de janeiro de 2015

CRISTO AMOU A IGREJA (50 de 50)



“...Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado” (Cantares 8:5)
CONHECENDO O AMOR DO NOIVO:
        Tendo mostrado que uma vida santa é axial para o conhecimento e a prática do amor, segue-se que necessariamente há atividades na vida do crente para o crescimento no amor de Cristo. Entregando aos meus leitores esse argumento encerrarei a minha tarefa em expor essa tão radiante passagem de Cantares.
        Como o salvo pode crescer no conhecimento do amor do Noivo? Não quero me alongar nisso, portanto vejamos biblicamente o caminho certo a seguir. Primeiramente devemos partir para o conhecimento do próprio Senhor. E esse conhecimento só pode ser conquistado através da própria revelação que nos foi dada – a Palavra de Deus. Pedro trata sobre isso em sua primeira carta: “desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação, se é que já provastes que o Senhor é bom (1Pedro 2:2,3). Notemos bem que há no salvo um desejo pela sua alimentação, assim como um bebê tem prazer no leite materno. O crente não despreza a Palavra. O temor ao Senhor atrai o salvo a conhecer seu Senhor, e esse conhecimento só pode ser adquirido com persistente leitura e meditação da bíblia. Deus se revelou em Sua Palavra! Não busquemos outros meios; não tentemos melhorar, nem adicionar outras revelações! Busquemos a simplicidade da bíblia, assim como o leite materno é simples.
        Com esse espírito de orgulho que exalta e dignifica o homem nesta atual geração, quanta busca pela grandeza e como as pessoas são atraídas pela cultura! Amigo leitor, a Palavra de Deus chegou a nós com uma linguagem simples, clara, mas profunda. Aproximar-se da verdade revelada é conhecer o Senhor. É conhecer Sua glória, sua misericórdia em buscar perdidos, Sua santidade revelada na lei, Sua graça em operar e transformar pecadores em novas criaturas. A Palavra de Deus vai muito mais longe, pois revela o poder de Deus, Sua soberania, Seu reino no céu e na terra, seu domínio sobre tudo e sobre todos, inclusive até mesmo sobre o reino de satanás, seus anjos e sobre os homens. Achegue-se à Palavra para conhecer a forma como o Senhor trabalha na vida de cada crente, seu amor em cuidar de cada um, suprindo as necessidades de Seus santos. A atuação constante Dele em guiar e disciplinar os salvos a fim de que sejam libertos de atitudes loucas e insensatas.
        Mais do que isso, a Palavra revelada é poderosa para criar aço no coração do salvo. Ela faz o crente ousado na fé, firme na verdade salvadora e justo no viver; a palavra de Deus cria discernimento, a capacidade de julgar as coisas corretamente. Mais da Palavra na vida, mais coragem para orar com firmeza, porque ao conhecer Seu Deus o crente torna-se hábil no pedir. Como Moisés ele saberá onde está a porta da graça aberta no coração de Deus. Mais da Palavra o viver será humilde, confiante e feliz. Haverá paz na jornada rumo ao céu! Haverá verdadeiro culto a Ele no coração!
        Amigo leitor, não fomos deixados sozinhos! A maior e mais poderosa arma que existe é a Palavra de Deus! Ela é mais poderosa do que todas as bombas atômicas existentes! A Palavra de Deus é o terror para esse império das trevas! A Palavra de Deus é a jóia mais preciosa, mais cara, a maior relíquia. É o tesouro achado pelo homem nascido de novo, mas é oculto dos sábios, dos fortes e dos poderosos deste mundo. Mais longe desse livro, mais frágeis e inconstantes seremos! Quem despreza o Livro, despreza a Deus! Maldita é a nação que desdenha e despreza a verdade escrita! Ai do povo que fica sem a Palavra de Deus!
        Concluo dizendo que o Noivo é conhecido na carta! Conheça a bondade, o carinho, o afeto, a ternura do Noivo! Conheça o prazer que Ele tem pelos Seus amados! Conheça o que a revelação tem para mostrar acerca da glória vindoura! Conheça como a noiva está sendo preparada para ser apresentada a Ele, santa e gloriosa Igreja do Senhor!

Nenhum comentário: