quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A VERDADEIRA PROSPERIDADE (3)





         "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia". Provérbios 28:13
         Amigo leitor, estou tratando do primeiro assunto deste verso a respeito da pessoa que nunca pode ter um encontro com Deus pelo fato que tal pessoa encobre as suas transgressões. Na mensagem de ontem falei de duas coisas no homem que o leva a encobrir as suas transgressões: Falta nele humilhação e falta nele temor a Deus por não reconhecer que o Deus que fala por meio da palavra é o Deus vivo e verdadeiro.
         Devo agora entrar no terceiro argumento, que alguém que encobre as suas transgressões é enganado pelo seu próprio coração, porquanto a bíblia afirma que o coração do homem natural é enganoso além de corrupto. A natureza enganosa do homem tende a lhe enganar no pensamento de que ele não tem cometido qualquer pecado que seja caracterizado como pecado ofensivo a Deus. A natureza enganosa do homem o leva a raciocinar e entender que se ele pratica alguma coisa contra a lei de Deus é porque tem direito de fazer isso. Ele segue em seu curso normal nesta vida achando que o próprio Deus deve lhe conceder aquilo que ele precisa para viver seu cotidiano.
         Alguns homens chegam a aceitar o ensino ateísta de que Deus não existe, como diz o Salmo 14: "Diz o insensato no seu coração: Não há Deus." Mas por que tais homens falam assim, é porque simplesmente querem cauterizar a consciência, tirando essa ideia de Deus da mente, para que possam viver em seus pecados, sem que sintam que estão vivendo no pecado. Querem fazer que o erro seja transformado em algo certo; querem tornar a mentira em verdade.
         O quarto argumento que tenho aqui para mostrar o porque o homem encobre as suas transgressões, é porque ele age por loucura, como o próprio Deus designa. É realmente loucura pensar que pode encobrir qualquer coisa diante de Deus. Em Hebreus 4 o Espírito de Deus diz que não há criatura que esteja encoberto perante a face do Grande Deus. O Salmista, extasiado diante da majestade divina confirma isso quando diz no Salmo 139 que jamais poderia esconder-se da face do Senhor. Em Provérbios as Escrituras dizem: "O inferno e o abismo estão descobertos perante Deus, quanto mais o coração dos filhos dos homens." Prezado ouvinte, é bom que tu saibas que estás lidando com o Deus Onisciente, e que todo teu ser está plenamente descoberto perante a face Ele.
         Tudo aquilo que passa em teu pensamento neste momento; tudo aquilo que tu pensas que só tu mesmo sabes, o Grande Deus está ciente de tudo, inclusive até as próprias intenções de teu coração, que até no momento são desconhecidas para ti. O Grande Senhor conhece os teus esconderijos. Ele sabe perfeitamente o que tu fazes às ocultas, longe dos olhos de teus pais, de tua esposa, de teu marido. Meu amigo, não fiques a pensar que tu tens uma chave capaz de trancafiar aquilo que é teu mais íntimo. Além do mais, tudo aquilo tu fizeste no passado, e que ninguém está sabendo, e que até tu mesmo tens esquecido, está sendo anotado. Quem pode entender as perfeições daquele que é o Todo-Poderoso?
         Meu amigo, teus pecados que tu achas serem graves; teus pecados que tu pensas serem simples, sem importância, todos estão computados, e fiques ciente que ninguém passa despercebido diante de Deus. Tu estás encurralado num planeta que não te pertence; tu estás cercado de todos os lados sem que tu possas escapar. Não há meios de fugir. Tu até hoje tens compreendido as coisas do ponto de vista humano, mas quero aqui te dizer que o Deus da bíblia, criador perfeito de todas as coisas, não está sujeito às limitações que os homens enfrentam aqui neste mundo. Não há distância para Deus; não há parede que possa interceptar a visão de Deus. Prezado amigo, como tu podes andar assim carregando os teus pecados no bojo de teu coração, diante desse fato tão verdadeiro? Tu queres continuar sendo chamado por Deus de insensato?

Nenhum comentário: