sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A PORTA ESTREITA (17 c)




 E ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade” (Lucas 6:27).

 Enfim, a bíblia em nada lisonjeia o homem, nem lhe atira flores. O homem está pronto a fazer qualquer coisa a fim de mostrar que é alguém cujo coração possui traços de bondade, e que tem em si mesmo características de divindades. O que podemos ver é o homem tentando acumular méritos e mais méritos, sem perceber que Deus tem acumulado somente deméritos para eles. Eis a razão porque o ser humano está pronto a fazer tudo o que puder nas obrigações religiosas, como sacrifícios e mais sacrifícios, fazer penitências, pagar promessas. Além disso, Satanás, o esperto pai da mentira, procura salientar no coração humano que o homem tem direitos, porquanto o coração medita que trabalhou e fez alguma coisa para merecer algo de bom por parte de Deus. Aquele que trabalha vai querer o prêmio por causa do seu trabalha.
         Vê bem que eu não estou desmerecendo o homem do ponto de vista humano, pois eu também sou um ser humano, e olhando do nosso ponto de vista aqui não resta dúvida que este mundo está cheio de pessoas excelentes, honestas, sinceras em suas práticas religiosas. Conheço muitas pessoas excelentes, e aponto na bíblia pessoas assim. Nicodemos era um homem religioso, bem situado moralmente no meio dos judeus, era um líder religioso mui respeitado até que compareceu perante o Senhor e foi surpreendido com o ensino de que ele, Nicodemos precisa nascer de novo do contrário não poderia entrar no céu. Quem poderia imaginar que aquele homem precisava se tornar uma nova pessoa. Ele era tão bom, era um religioso ao pé da letra, mas ali estava a verdade da depravação total do homem, pois não há diferença para Deus.
Prezado amigo, saliento aqui que a Palavra de Deus ela é confrontadora, é por isso que muitos fogem do confronto bíblico, e a bíblia mostra a verdade acerca do homem como ele é por dentro e não por fora, na aparência. Nós olhamos o homem de que maneira? Na aparência, no rosto, na roupa, no cabelo e de outras maneiras, mas Deus não vê assim, Ele vê o homem no íntimo. Qual é a ordem de Deus aos pregadores? “Preguem a Palavra”, porquanto o meio dos pecadores ficarem sabendo a respeito deles é por meio da pregação fiel da palavra escrita. Então, voltando ao texto de Lucas 13:27, o que tem a ver esta frase de Jesus: “         Todos vós os que praticais a iniqüidade” com a doutrina da depravação total?           Está bem claro que Deus vê o homem por dentro, e o que ele é por dentro há de manifestar por fora, não resta dúvida. Na obra da salvação Deus trabalha com o homem por dentro, do contrário. Se tentarmos mudá-lo por fora, o homem será apenas como uma parede caiada. A prática da iniqüidade é o amor ao pecado no íntimo, a pessoa está associada ao pecado no coração, e tenta cobrir o mal do coração com artifícios até mesmo religiosos. Tem muitos usados pelo homem natural para se disfarçar, mas a verdade permanecerá como a verdade para sempre. A prática da iniqüidade está alojada no coração, e se não houve novo nascimento, obra esta que somente o Espírito de Deus pode realizar em tua vida, o amor a iniqüidade ainda está escondido no coração, e isso há de manifestar-se na prática. O que é “praticar a iniqüidade” conforme diz o Senhor no texto de Lucas 13:27?

Nenhum comentário: