terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A PACIENCIA DE DEUS (8)




Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 PEDRO 3:9)
A LONGANIMIDADE DE DEUS:
         Caro leitor, continuemos com a santa disposição de examinar de perto essa maravilhosa revelação da graça de Deus, a fim de mostrar as razões da paciência de Deus em Sua atuação neste mundo. O que acontece é que jorra do céu sobre a terra a poderosa atuação da misericórdia de Deus. Pecadores no mundo inteiro podem saber pela Palavra que no momento Deus está exibindo Sua compaixão neste mundo; que a torrente do Seu amor vem sobre homens e mulheres e que é por essa razão que Deus retém Sua ira; é por isso que Ele não despejou do céu Seus raios de terrores contra um mundo impiedoso. O mundo merece, pois  sempre esteve amadurecido para sofrer os golpes da foice de Deus. O que acontece é que o Senhor está operando maravilhas em salvar homens e mulheres, por isso a força dessa compaixão segura a portentosa mão do Senhor.
         Vemos um exemplo disso em Isaías cap. 1. A nação de Israel estava completamente afastada de Deus; o povo se achava longe da verdade e completamente entregue às mentiras de falsos mestres, por essa razão viviam na prática de iniquidade e concomitantemente queriam adorar Deus e servir a Deus do jeito deles. Mas o Senhor deixou bem claro que a única razão de não destruir Jerusalém e Judá, como fez com Sodoma e Gomorra era porque tinha ali um remanescente, um povo salvo. Para aqueles corações enganosos e enganados Deus estava dormindo; ou mesmo eles achavam que o Senhor tinha mudado, que o Santo de Israel não era poderoso para julgar e punir as maldades deles.
         Mas caro leitor, voltemos com temor e tremor para o Deus da bíblia. Saibamos que neste mundo Ele está estendendo Sua misericórdia para milhares. Sabemos que a vida que há no Filho Dele está sendo mostrada em milhares que estão sendo arrancados da morte, da escuridão deste sistema mundano e escravizador. O Senhor tem entrado no meio das trevas; tem invadido o território inimigo, a fim de levar Sua luz aos que habitam nessa escuridão; levar água para o sedento e pão para o faminto. Durante esses milhares de anos nosso Deus tem mostrado que Sua força não está na Sua Ira; que Ele não tem aberto Sua sala de armas, mas sim que Sua força está em demonstrar aos insignificantes seres humanos que Ele é capaz de receber o imundo pecador, a fim de purificá-lo de Seus pecados e assim torná-lo herdeiro de Deus e partícipe de Sua glória.
         Então, o que homens e mulheres presenciam neste mundo? Não é Deus demonstrando o quanto Ele é capaz de dar prosperidade material aos homens. Ele jamais fará isso num mundo marcado para o fogo (2 Pedro 3), nem jamais prometeu. Quem faz isso é o deus deste sistema passageiro e enganador. Certamente, os olhos da incredulidade conseguem ver apenas aquilo que interessa a corações carregados de amor ao dinheiro. O anseio por possuir bens materiais faz com que homens e mulheres andem como cegos neste mundo. Eles não enxergam o cerco da compaixão de Deus, porque estão obcecados pelo amor às riquezas. Não há nada que possa fazer o ímpio presenciar aos atos de bondade e de misericórdia de Deus. Judas, mesmo passando tanto tempo contemplando os atos do Senhor e ouvindo Seus ensinos sobre Seu reino eterno e invisível, mesmo assim seus olhos cheios corrompidos só almejavam conquistar favores terrenos. Os desejos malignos pelas paixões terrenas incitam os homens à busca dessas paixões; são como hienas cercando a presa.
         Meu caro leitor, o majestoso trabalho do Senhor neste mundo continua. Milhares e milhares já morreram e partiram para a eternidade, mas o amor Dele está vivo para com os pecadores neste mundo. Então, o momento agora é para que você corra para essa fonte de inesgotável benção, a fim de obter essa tão grande Salvação em Cristo Jesus.

        

Nenhum comentário: