terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A PORTA ESTREITA (18) continuação




 “E ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade” (Lucas 6:27).

Então, meu amigo, olhemos novamente o verso 28. Parece que Cristo está afligindo ainda mais aquelas almas que estavam ao seu derredor. Elas acabaram de ouvir a tão terrível verdade que haveria de escutar a tão terrível voz: “Apartai-vos de mim vós todos os que praticais a iniqüidade”. Aquelas pessoas achavam que eram verdadeiras amigas de Deus nesta vida, mas agora elas estão emudecidas, pasmadas diante do fato que elas não passam de inimigas, e estavam mostrando isso pela maneira ímpia de viver. Quem gosta de ouvir uma mensagem desta em nossos dias? Se os pastores pregarem em suas igrejas como Jesus pregou para o povo judeu, sem dúvida eles perderão muitos membros. Mas eles não querem que isso aconteça senão prejudicará a entrada financeira.
Mas o Senhor vai ainda mais longe mexendo com o engano natural dos corações de seus ouvintes. Encare o verso 28. Aqueles judeus iriam contemplar um quadro terrível na eternidade. Aqueles judeus confiavam que eram salvos somente porque eram descendentes naturais de Abraão, que tinham parentesco com Abraão, Isaque, Jacó, por isso eram pertencentes a Deus. Mas Cristo pela aquela confiança inútil deles e lança fora, Cristo despreza aquela fé falsa. Elas estavam cegas e achavam que enxergavam suficiente; elas estavam mortas espiritualmente e achavam que possuíam a vida de Deus; achavam que tinham fé, mas a fé que elas tinham não era aquela que era proveniente do dom de Deus a qual Deus outorga ao pecador que Ele salva. Então, o que Cristo faz? Era preciso falar-lhes a verdade. Eles precisavam ouvir, mesmo que fosse desagradável aos seus ouvidos carnais, insensíveis, O Senhor não esconde a verdade; não guardou os fatos em seus arquivos. Satanás não guarda suas mentiras em seus arquivos, ele não pára em disseminar a mentira.
         Então, por que os mensageiros enviados por Deus têm que deixar de falar a verdade?  O Senhor firmemente apresenta a verdade com autoridade, sem vacilar, pois aquelas pessoas estavam em perigo eterno, e o Bom Mestre estava movido em seu íntimo de uma impressionante compaixão, então, Ele fala, como que dizendo: “Olha, vocês ainda estão na esperança que irão encontrar com Abraão, Isaque, Jacó e os profetas lá no Reino de Deus; vocês estão numa grande expectativa de abraçá-los; vocês estão numa esperança de assentar com eles e que vão gozar para sempre no Reino de Deus, mas o fato é que vocês vão presenciar em choro, pranto, ranger de dentes o fato que vocês estarão do lado de fora, eternamente longe daquilo que tanto vocês imaginavam possuir. Meu amigo será que a mensagem desse verso tem chegado como verdadeiro facho de luz ao teu coração? Ou será que tu continuas endurecido, obstinado, tapando os ouvidos por não querer ouvir a verdade como ela é? Será que toda esperança vã já foi atirada fora como se fosse lixo, entulho? Será que tu podes no fundo de teu coração dizer para Deus: “Deus, tem misericórdia deste coração aflito, desta alma desesperado, deste pecador que não tem paz, dando-me um novo começo. Agora, tem misericórdia de mim!”
         Vamos juntos investigar o verso: (verso 28). Em primeiro lugar, neste verso, o Senhor mostra a terrível emoção de desespero que tomará conta dos pecadores impenitentes na eternidade. Elas verão as pessoas em eterna felicidade no Paraíso de Deus, mas elas, sem nenhuma chance de escapar. Pense amigo nesse quadro descrito por Cristo. Ele não está usando uma linguagem simbólica; ele não está falando por parábola. Será exatamente como ele falou: “Choro e ranger de dentes”. Mas, é fato que neste mundo elas procuraram alegria passageira, evitaram aqui o caminho estreito, preferiram o prêmio da injustiça, buscaram o louvor e a glória dos homens, e eis que na eternidade estarão em pranto eternamente. Acabou a festa! Cessou o folguedo! Foi-se embora toda alegria vã que aqui tanto buscaram! Viram que foram iludidos porque amaram a iniqüidade e odiaram a justiça que vem de Deus por meio do Filho Bendito. Agora, na eternidade, estão presenciando a triste realidade de uma separação eterna, para aumentar ainda mais o desespero de seus corações orgulhosos. Não há mais qualquer chance, nem uma centelha de esperança para obter o favor de Deus, tarde demais, e o que resta é chorar, então vão chorar. Meu amigo, tu já presenciaste o que é um verdadeiro pranto como resultado de separação? Vai num velório. Quando alguém morre separa-se de parentes e amigos deixando o choro. É por isso que a bíblia diz que é melhor estar numa casa onde há luto do que onde há festa, porque onde houve morte mostra a realidade do destino do homem, que ele não de ficar aqui, que é um peregrino aqui. Por que então, buscar gozo passageiro que o pai da mentira fornece às multidões que perecem dia após dia?
         Vê a descrição no verso 28 a respeito da eternidade: “Lá haverá choro e ranger de dentes”. Meu amigo, tu estás escorregando para o abismo, para o lugar indesejável, e há um trabalho de satanás nos corações para alimentar a idéia de que isso não é verdade. Ele faz de tudo para que acredite que aquilo que Deus tem falado não é verdade. Cai agora, aos pés do Rei Eterno, imortal e invisível, chorando as tuas culpas que são tantas as quais te lançarão para a vergonha e horror eternos, e não fiques pensando que Deus vê qualquer coisa boa em tua vida. Se tu ainda não nasceste de novo, Deus vê em teu coração somente maldade, culpa do pecado, e que não há nada aqui neste mundo que possa remover a imundície do coração. Mesmo que tu tenhas sido lavado num batistério. Corre para o sangue remidor, no altar de holocausto que é a cruz, pois Deus já ofereceu o Seu Cordeiro Puro e sem mácula, para cobrir a sujeira que leva o homem para a separação definitiva de Deus. Não tente outro meio, pois assim teu esforço será em vão. Ai de ti se não correres para o escape, o livramento que Deus tem para o pecador.
         O caminho da cruz é humilhante e o pecador quer outro caminho, menos esse. Vê o que fez o sublime Filho de Deus, Ele deixou Sua Glória e veio aqui para sofrer injúria, suportar vergonha e dor indo firme até à cruz a fim de abrir acesso a Deus para pecadores indignos. E tu desprezas essa perfeita provisão de Deus para te conceder a gloriosa paz e a salvação eterna somente porque tu estás buscando outro meio? Isso é pisar no sangue da aliança, é afrontar o Espírito da Glória. Se teus olhos podem fitar a palavra de Deus em Lucas 13:28, vendo a grande realidade do horroroso destino de angústia que aguarda o pecador impenitente, tu não ficarás relutando em correr para aquele que com tão Grande Amor convida o pecador arrependido. Se Deus abre os olhos de teu coração, tu irás para Cristo.

Nenhum comentário: