domingo, 7 de outubro de 2012

A VIDA CRISTÃ TRIUNFANTE (60)





 “Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda (Salmo 23:5)
“AS GLÓRIAS DA VIDA CRISTÃ TRIUNFANTE” “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida...” (Salmo 23:6). (introdução)
         Estamos chegando ao último assunto do estudo no Salmo 23. O verso 6 dá o toque de glória no estudo sobre a nossa VIDA CRISTÃ TRIUNFANTE. As “cores” dessa glória aparecem para dar como que um “acabamento” deixando bela, adornada e arrumada a “casa” de nossa vida cristã triunfante. Tudo começou com Deus, pois foi Ele mesmo, quem iniciou a poderosa obra da graça, e está aperfeiçoando-a na vida de cada crente. Aquele que iniciou a nossa fé, Ele mesmo é chamado de o consumador da nossa fé (Hebreus 12:2).
Dois assuntos temos para estudar nessa parte final deste salmo. O primeiro mostrará a glória de nosso triunfo, enquanto estivermos atravessando a nossa peregrinação terrena. O segundo apontará a glória na eternidade. O primeiro enfatizará o fato que “O Justo viverá da fé” (Romanos 1:17), e o segundo enfatizará a esperança. O primeiro incentivará a vivermos não daquilo que podemos ver, mas daquilo que é invisível, portanto, oculto aos olhos da incredulidade, o segundo, mostrará que chegará o dia em que a nossa esperança terá seu gozo real. O primeiro apontará a cruz, o segundo a ressurreição.
Outro detalhe de profunda importância nesse verso final é que ele apresenta a vida cristã triunfante, como algo pautado em firmes convicções. A palavra “certamente” mostra a exatidão da fé cristã. Nós não estamos seguros em promessas humanas, mas sim, em firmes e seguras promessas, de um Deus que não pode mentir. A âncora de nossas almas está firmemente segura lá em cima, tendo penetrado além do véu, e não aqui em baixo (Hebreus 6:19). Andamos por um caminho certo, que vai brilhando mais e mais, até que venha a ser dia perfeito (Provérbios 4:18). É essa fé, que leva o salvo a dizer: “certamente me seguirão” ou “certamente habitarei”; ela está levando consigo o “documento” de Deus, e qual é o documento da fé? Somente e tão somente as Escrituras Sagradas. É firme graça, e se é pela graça, então a promessa é firme, não há possibilidade de vacilar.  O “Assim diz o Senhor”, faz com que o filho de Deus, tenha plena coragem para enfrentar todo e qualquer perigo que surge dia a dia e irá enfrentar. O “Assim diz o Senhor”, mostra que o começo foi certo e o propósito final também é certo.
Prezado leitor, ah quanto almejo que essas verdades tão sublimes derivadas da eterna graça venham a encher seu coração de alegria! O Salmo 23 é uma exposição clara e inequívoca do viver do crente aqui até sua chegada ao lar. “Nada faltará” por parte daquele que nos amou na eternidade e que provou seu amor na cruz em favor do Seu povo.
Obviamente, nada desses fatos eternos será motivo de alegria para um coração mundano, porquanto está associado a este mundo; sua glória está aqui e nada deseja, a não ser daquilo que se encontra abaixo do sol. O Salmo 23 é dirigido às ovelhas do Senhor e elas ouvem esse linguajar tão doce por parte do Pastor amado. Pode bem ser que haja alguma alma contrita e quebrantada ante essas verdades reveladas. Cristo veio buscar pecadores errantes, almas que buscam a verdade da salvação gloriosa.   (continua)                

Nenhum comentário: